Seis unidades de referência para vacinação contra sarampo em João Pessoa foram definidas pela Secretaria Municipal de Saúde da Capital e já podem ser acessadas pela população pessoense a partir desta quarta-feira(18). As unidades de vacinação que poderão ser acessadas pela população são: USF Integrada Cruz das Armas, USF Integrada Estação Saúde (Ernesto Geisel), USF Integrada Mangabeira, USF Integrada Viver Bem (Treze de Maio), USF Integrada Santa Clara (Castelo Branco) e Centro Municipal de Imunizações (Torre).
O chefe de imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, afirmou que o objetivo da estratégia adotada pela SMS é evitar a perda das doses da vacina e prover uma otimização da imunização da precisa vacinar-se. “Recebemos vacinas multidose e nesse frasco há 10 doses da vacina que, após a diluição, só dura oito horas. Ou seja, se apenas uma pessoa se vacinar durante o dia numa unidade, há uma perda das outras nove doses. Então estamos centralizando em algumas unidades para quando a população buscar pela vacina, não haja falta devido a essa perda técnica”, explicou Fernando.
As unidades funcionam de segunda a sexta-feira e a população poderá vacinar se de 7h às 11h e das 12h às 16h, com exceção do Centro de Imunização que funciona das 8h às 16h. “O foco, neste momento, são as crianças por serem mais vulneráveis às complicações decorrentes do sarampo”, afirmou Fernando sobre a importância desse momento e da estratégia adotada.
As crianças de seis meses devem tomar a chamada ‘dose zero’. A vacina deve ser ministrada em duas doses a partir de um ano até 29 anos, 11 meses e 29 dias de vida do cidadão, respeitando o intervalo das doses do calendário vacinal. Caso a pessoa comprove as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada.
Já para adultos com idade de 30 a 49 anos, 11 meses e 29 dias, basta uma dose da vacina para que seja considerado imunizado. Os profissionais da área de saúde, independentemente da idade, devem tomar duas doses para que seja imunizado. Caso comprove que tomou as duas doses, não é necessária nenhuma outra.
Sarampo – Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.
A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com informações do Wscom