Os festejos juninos que a Prefeitura de Conde está promovendo desde o dia 11 de junho, em várias localidades do município, têm apresentado saldos bastante positivos em vários aspectos; desde a movimentação no comércio local, a diversidade de atrações (locais, regionais e nacionais), a valorização da cultura local e a segurança.
As três últimas noites de festa no Centro de Conde, nos dias 23, 24 e 25 de junho, passaram pelo palco principal montado na Rua Nossa Senhora da Conceição, 9 atrações musicais que animaram o público que lotou o espaço nas três noites de festa. Para garantir que tudo ocorresse sem intercorrências, as Secretarias de Turismo e Comunicação planejaram o evento de forma descentralizada, garantindo oportunidade de festejos em várias localidades e contou com o apoio das outras secretarias e coordenadorias da gestão municipal, promovendo ações intersetoriais com um único objetivo: promover uma festa tranquila e para a população e visitantes.
O aquecimento da economia local merece um grande destaque. Depois de dois anos sem festas com grande público, por conta da pandemia da Covid-19 e pela crise que se instalou, os festejos do município trouxeram o respiro que os comerciantes de todos os segmentos precisavam. Setores como alimentação, vestuário, beleza e estética comemoraram a movimentação em seus estabelecimentos e também os comerciantes eventuais que aproveitaram o momento para garantir uma renda extra.
Outro ponto a ser destacado foi a segurança do evento. A parceria da Guarda Municipal de Conde com a Polícia Militar e os Bombeiros Civis, garantiram a tranquilidade nas três noites de festa, realizando rondas, atuando em conjunto com a Coordenadoria de Mobilidade e Trânsito para não comprometer a mobilidade dentro do município, que mesmo com o grande público que esteve presente, não registrou ocorrências graves, reforçando o trabalho em parceria realizado pelos três órgãos.
A prefeita Karla Pimentel comemorou o sucesso da festa e destacou o empenho de todos que trabalharam para a realização do evento. “Desde o primeiro evento que o retorno que temos da população é o melhor possível. O comércio de nossa cidade renasce e se fortalece, a população vai para a rua se diverte com amigos e familiares, temos uma festa segura e inclusiva, com espaço para todos. Isso é fruto de muito trabalho, planejamento, organização e respeito à população condense que merece momentos como este de muita alegria, paz e união. Estamos todos de parabéns”, afirmou.
Em relação à inclusão, a prefeitura de Conde por meio da Coordenadoria de Diversidade Humana, numa ação pioneira, criou um espaço destinado às pessoas PCDs, para que pudessem participar da festa e acompanhar os shows numa área reservada com acessibilidade. Em Jacumã, o espaço para as pessoas PCDs também será disponibilizado em frente ao palco principal, na Praça do Mar.
Para o encerramento dos festejos juninos de Conde, a prefeitura está preparando dois dias de festa na Praça do Mar, em Jacumã, como parte da descentralização do evento. Com isso o setor hoteleiro também é beneficiado com a ocupação dos leitos das pousadas e hotéis da região da Costa de Conde. Em Jacumã, os festejos acontecem nos dias 01 e 02 de julho com apresentações culturais e shows musicais. Confira a programação da último final de semana do São João mais Acolhedor da Paraíba:
Sexta-feira (1/07)
Fael Mariz
Kelly Silva
Forró Saudade
Israel Muniz
Sábado (2/07)
Forró do Nosso Jeito
Zé Vaqueiro
Vânia Airam
Gil Mendes
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba