programa social

Prefeitura de Cabedelo prorroga inscrições para cadastramento de famílias acolhedoras

Iniciativa busca selecionar famílias para acolher e assistir crianças e/ou adolescentes sob medidas protetivas; cadastro pode ser feito até o dia 31 de dezembro.

 

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), prorrogou, até o dia 31 de dezembro – o prazo par divulgou Edital de Chamamento Público para cadastramento de famílias que queriam fazer parte do Serviço de Acolhimento em Cabedelo, instituído pela Lei nº 2.024/2019.

As inscrições são para a formação de cadastro prévio/reserva de famílias, que ficarão responsáveis por acolher e assistir crianças e adolescentes afastados do convívio familiar de origem por determinação judicial, diante da situação de risco pessoal e social, sob medida protetiva.

“Essas crianças ficarão em residência de famílias acolhedoras, previamente cadastradas e capacitadas, que possuam condições de recebê-los e mantê-los condignamente, oferecendo os meios necessários à preservação de sua saúde, educação e alimentação, com acompanhamento direto da Semas, do Conselho Tutelar e do Poder Judiciário”, explicou a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro.

As inscrições para as famílias interessadas em fazer parte do Serviço de Acolhimento podem ser feitas diretamente na Semas (Rua Anacleto Vituruno, S/N, Centro), das 8h às 14h.

Para participar, as famílias devem atender a alguns requisitos, a exemplo de ser residente no município há, pelo menos, 2 anos; não estar habilitada nem interessada em adotar criança ou adolescente; comprovar renda igual ou superior a 1 salário mínimo; comprovar ter residência fixa em Cabedelo; participar das capacitações, bem como comparecer às reuniões e aderir às orientações da Equipe Técnica do Serviço de Acolhimento Familiar; dentre outros.

A PMC fica autorizada a conceder às famílias acolhedoras uma bolsa-auxílio mensal, destinada ao custeio das despesas com o acolhido, como alimentação, vestuário, materiais escolares, atividades de cultura e lazer, dentre outros.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria