"Cada passo que você dá, é fezes"

Prefeito faz vídeo para denunciar cocô em praia de Cabedelo, PB; 'não anda sem pisar em fezes'

Vitor Hugo (DEM) publicou vídeo culpando limpeza de banheiros de embarcações por poluição nas praias do Poço e de Camboinha.

O prefeito da cidade de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, usou seu perfil em uma rede social para publicar nesta segunda-feira (2) um vídeo denunciando uma grande quantidade de fezes nas praias de Camboinha e Poço. Na gravação, Vitor Hugo Castelliano (DEM) conta na gravação que todos os passos que dá na praia do poço é possível encontrar restos de fezes.

“Você não anda sem pisar em fezes, cada passo que você dá, é fezes. É um absurdo. Ou seja, sempre nas áreas dos catamarãs que ficam aqui. O que é que está acontecendo? Não tenho provas, mas eu vou afirmar: os catamarãs fazem as limpezas dos banheiros dentro d’água e as fezes vêm para a beira da praia”, reclamou no vídeo.

O secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Walber Farias, explicou que existem duas possibilidades para a presença da grande quantidade de fezes na beira-mar, uma delas é a exposta pelo prefeito, e a segunda, mais improvável, de que seja dejetos de animais, principalmente de tartarugas.

“A gente trabalha com essa linha, de que sejam alguns catamarãs. Não podemos generalizar, porque temos várias embarcações que fazem o trabalho correto, mas é possível que seja da limpeza do tanque dos banheiros”, explicou.

Por conta do problema, Walber Farias contou que está sendo feito um licenciamento de todos os catamarãs que atuam nas praias de Cabedelo, tanto na orla da cidade, quanto na área da praia do Jacaré, no rio Paraíba, um dos principais pontos turísticos no litoral paraibano.

O secretário destaca que todas as embarcações têm licenciamento na Capitania dos Portos e que o cadastro do órgão ambiental é uma forma de preservar as praias e o município da responsabilidade diante da presença de fezes. Após o licenciamento dos barcos, caso sejam identificados os catamarãs culpados pelo lançamento das fezes, o órgão de fiscalização pode aplicar multas financeiras a partir de R$ 500.

Ainda de acordo com a secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo, cidade portuária da Paraíba, pelo menos 20 catamarãs fazem o transporte de turistas da costa para pontos turísticos como Areia Vermelha e praia do Jacaré. No vídeo postado na rede social, o prefeito garante que vai aumentar o rigor na fiscalização por conta da chegada do verão, considerada alta estação para o turismo local.

“Entramos em contato com a ONG que atua com a preservação das tartarugas no litoral paraibano para descartar a possibilidade de fezes provenientes de animais marinhos. De toda forma, a Prefeitura de Cabedelo vai fazer uma remoção manual das fezes nas duas praias”, relatou o secretário Walber Farias.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vitor Hugo (@vitorcastelliano) em

Fonte: G1
Créditos: G1