Foi realizada nesta segunda-feira (21) em Capim Açu, na zona rural do município de Conde, a solenidade de entrega dos recibos de inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A solenidade foi organizada pela Prefeitura Municipal de Conde, através da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agropecuária e Pesca e Orçamento Democrático Municipal, que vem desenvolvendo este trabalho no município.
Durante o evento, a Coordenadora do CAR no município de Conde, Andrea Fidele, destacou a importância de os produtores realizarem o cadastro. “O cadastro é obrigatório para todas as propriedades rurais do município, e além do mais, o CAR é um pré requisito para que o produtor possa ter acesso á emissão de cotas de reserva ambiental e benefícios em programas instituídos pelo governo federal”, disse.
A Coordenadora também destacou que as equipes estão fazendo os atendimentos na Secretaria de Meio Ambiente, no centro de Conde, mas que também está sendo feito o trabalho nas áreas rurais. “O trabalho também vem sendo realizado nas comunidade de Mata da Chica, Paripe, Garapú e em Capim Açu, onde estão sendo entregues os 15 primeiros registros já concluídos”, afirmou. A Prefeita Márcia Lucena, falou do empenho das equipes na realização deste trabalho, e enfatizou que a população entendeu a importância deste trabalho e está dando sua contribuição para a regularização das propriedades.
“Muitas pessoas não tinham conhecimento da obrigatoriedade da realização do cadastro, que já deveria ter sido realizado desde 2012, estamos pegando um peso grande, mas a população está atendendo ao nosso chamado e realizando o seu cadastro, isso é importante e só trará benefícios ao proprietário rural”, destacou.
A Secretária de Meio Ambiente, Aurora Costa agradeceu a comunidade “por responder ao nosso chamado e participar de todas as etapas solicitadas do CAR. As equipes estão em campo na coleta de dados, na sede da SEMAM realizando o atendimento e através desta operação em conjunto com a Secretaria de Agropecuária e Pesca e os articuladores do Orçamento Democrático, os resultados tem sido bastante produtivos”, enfatizou.
O Presidente da Associação de Capim Açu, Sérgio Tavares, foi o primeiro a receber o Registro e ressaltou que antes, faltava informação sobre essas ações para os agricultores de Conde. “Não tínhamos nenhum conhecimento sobre o CAR ou qualquer outro tipo de cadastro voltado para os produtores rurais, agora, com o meu registro todo regularizado, posso ser beneficiário de algum programa federal que apareça voltado para o produtor e o mais importante, tenho minha propriedade toda regularizada” comemorou.
A Coordenação do CAR destaca que o cadastro continua sendo realizado até o dia 30 de dezembro de 2017 e tem como objetivo, identificar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, de forma a desenvolver o planejamento ambiental, monitoramento e o combate ao desmatamento.
Receberam o CAR na solenidade: Edinildo Timóteo de Souza, Edinor Moraes da Silva, Fábio Borges da Silva, Francisco de Assis dos Santos Silva, João de Deus Fernandes, João Eufrásio Rosa, José Eufrásio Rosa Filho, José Félix de Souza, Josinaldo Dionísio dos Anjos, Maria Aparecida Eufrásio da Silva, Maria das Neves Eufrásio Rosa, Maria da Solidade da Silva, Maria Timóteo Souza, Sérgio Tavares Rosa e Solange Viera do Nascimento.
Sobre o CAR
Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
Fonte: Secomd