Nesta quarta-feira, 20, ocorreu a reunião de encerramento das atividades de 2023 e a apresentação do Relatório Parcial do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR). Essa iniciativa, lançada em janeiro deste ano pela Prefeitura de João Pessoa, Governo da Paraíba e Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), visa transformar a paisagem marinha do estado por meio da instalação de recifes artificiais e da restauração ecológica dos corais ao longo de sua extensa costa.
O Programa consiste na preservação da área costeira, com a meta ousada de instalar 10.000 blocos de recifes artificiais em 10 pontos estratégicos da plataforma continental rasa da Paraíba. Além de promover a biodiversidade marinha, a iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento sustentável, fomentando o turismo ecológico e a pesca responsável.
O evento de encerramento contou com a participação de representantes da Fundação de Educação, Tecnollogia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e PREAMAR. Na ocasião, a diretoria executiva da Funetec foi recebida pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP), Rômulo Polari Filho. A pauta da reunião envolveu a análise detalhada da execução da primeira fase do Programa e o alinhamento estratégico para a expansão do projeto, conforme sugerido pelo Ministério Público Federal.
Com resultados promissores apresentados até o momento, o PREAMAR destaca-se como um exemplo de parceria efetiva entre entidades públicas e acadêmicas, reafirmando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região costeira da Paraíba.
Fonte: ASCOM Funetec-PB
Créditos: Polêmica Paraíba