Racismo

Polícia Federal investiga pichações nazistas no Centro de Ciências Jurídicas da UFPB

A Polícia Federal está investigando pichações de símbolos nazistas no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ-UFPB). A apuração faz parte de um inquérito policial instaurado pela PF para descobrir os autores que desenharam vários emblemas relacionados ao Nazismo em banheiros do centro.

Foto: Internet

A Polícia Federal está investigando pichações de símbolos nazistas no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ-UFPB). A apuração faz parte de um inquérito policial instaurado pela PF para descobrir os autores que desenharam vários emblemas relacionados ao Nazismo.

As pichações foram encontradas em banheiros do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB. Elas foram identificadas em dezembro de 2022, e a direção do Centro, logo em seguida, solicitou uma investigação da PF. As imagens não foram divulgadas nem pela PF nem pela UFPB.

O inquérito aberto pela PF está sob responsabilidade Delegacia de Defesa Institucional e Direitos Humanos ( DELINST). Entre a terça (14) e a quinta (16), agentes fizeram diligências na UFPB levantando informações para fundamentar as investigações.

Confira a nota de repúdio do CCJ, da UFPB
O Centro de Ciências Jurídicas se posiciona em REPÚDIO a qualquer forma de preconceito, autoritarismo e discurso de ódio, dentro e fora de nosso espaço. Não toleraremos nenhuma forma de discriminação. O ambiente universitário é espaço de debate e construção do conhecimento, voltado para o exercício da justiça, muito embora esteja sempre aberto à liberdade de expressão, o que não é o caso em tela.

Reiteramos que no Brasil, a veiculação de símbolos nazistas, bem como a prática e incitação à discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional são crimes previstos na Lei Federal 7.716/1989, inafiançáveis e imprescritíveis. Os símbolos nazistas são absolutamente intoleráveis, indesejáveis, incompatíveis e repugnantes à vida acadêmica e em pluralidade.

Informamos ainda que as devidas providências junto às instâncias superiores e responsáveis estão sendo tomadas.

Fonte: F5 Online
Créditos: Polêmica Paraíba