investigação

Polícia Civil intima lideranças de protestos em apoio a Bolsonaro durante pandemia a depor na PB

O objetivo é entender melhor o funcionamento dos movimentos e os interesses.

Pelo menos cinco lideranças de movimentos políticos que promoveram manifestações durante a pandemia em frente ao Grupamento de Engenharia do Exército, na avenida Epitácio Pessoa, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, foram intimadas a depor à Polícia Civil. De acordo com o delegado de Repressão ao Crime Organizado, Allan Murilo Terruel, o objetivo é entender melhor o funcionamento dos movimentos e os interesses.

Ainda de acordo com o delegado, as intimações foram feitas para que os líderes das manifestações prestem depoimento na terça-feira (12) e na quinta-feira (14), em dias separados por questões sanitárias. Allan Murilo Terruel explica que, por pelo menos duas oportunidades, grupos políticos promoveram aglomerações desrespeitando decretos de isolamento social do estado e do município de João Pessoa.

“O principal foco do trabalho é entender essas lideranças que expõe pessoas às aglomeração e potencialmente à contrair o vírus. Esse tipo de manifestação vai de encontro aos decretos sanitários em vigência e às recomendações das organizações de saúde”, explicou o delegado. A Polícia Civil procura entender quais são os movimentos, como estão organizados e o principal motivo é saber qual objetivo para promoção de aglomeração em meio à pandemia.

Allan Murilo Terrual comentou que espera a presença dos intimados para que as informações necessárias sejam prestadas à Polícia Civil do estado. O delegado de Repressão ao Crime Organizado esclareceu que a intimação não consiste na constituição de uma “polícia política”, pois segundo ele, o debate da legalidade desses movimentos, em relação à afronta ao Estado Democrático de Direito, está sendo discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em um esfera acima da estadual.

Foram realizados, pelo menos, duas manifestações de apoio político ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em João Pessoa. As aglomerações foram promovidas nos dias 3 de maio e 19 de abril, ambas em frente ao Grupamento de Engenharia do Exército, em João Pessoa.

 

Fonte: G1
Créditos: G1