Uma ressaca grave pode causar dores de cabeça e de estômago, tontura, fadiga e mal-estar. Se estiver mal assim, você vai querer se livrar desses sintomas, e rápido! Embora não exista uma cura única para a ressaca, e nenhuma promessa de “alívio imediato”, uma combinação de água, alimento e sono pode ajudá-lo a se sentir melhor. Tenha os ingredientes certos em mão para lidar com uma ressaca quando ela ocorrer e você vai se recuperar mais rapidamente do que pessoas que não se preparam para essa situação.
Recuperando-se de uma ressaca
-
Mantenha-se hidratado. Consuma bastante água logo que acordar. Isso ajuda a eliminar as toxinas restantes do excesso do álcool contidas no seu organismo, mas o principal objetivo da hidratação após uma noite de bebedeira é evitar uma desidratação. Embora alguns especialistas não saibam exatamente o que causa a ressaca, a maioria das pessoas concorda que ela tem muito a ver com a ausência de líquido suficiente no corpo. -
2
Alimente-se para reduzir a náusea. A náusea é um é um sintoma bastante desagradável que costuma aparecer logo de manhã junto com a ressaca. Existem alguns alimentos que podem ajudar a aliviar uma dor de estômago. Faça um chá de gengibre (ótimo para acalmar o estômago) enquanto prepara outros pratos que possam ajudar a combater a ressaca. Alguns alimentos que podem ajudar a aliviar a náusea incluem: banana, tomate e alcachofra.
- A banana estimula o estômago a produzir mais muco, engrossando a barreira de muco do estômago e protegendo-o contra o ácido gástrico que causa azia e outras sensações ruins.
- O tomate fornece açúcares simples que previnem que você perca glicose enquanto o fígado funciona para metabolizar o álcool.
- A alcachofra é conhecida por aliviar a náusea e reduzir o inchaço.
- Uma Bloody Mary virgem (chamada de Virgin Mary), por exemplo, contém suco de tomate e de limão, sal e molho picante; uma combinação que acelera o metabolismo, restaura o nível de glicose no sangue e eletrólitos e fornece vitamina C.
-
3Alimente-se para expelir a toxicidade do seu sistema. Um alimento que auxiliar o fígado a metabolizar a toxicidade é o aspargo, rico em aminoácidos e minerais necessários para o corpo. Ele de fato reduz a toxicidade das células do fígado. O aspargo também é diurético, ou seja, ele estimula o fluxo urinário, eliminando rapidamente as toxinas ao passo em que o fígado purifica o corpo.
-
4Alimente-se para restaurar os níveis de glicose no sangue. Uma outra maneira de usar o alimento para reduzir os sintomas de uma ressaca é comer alimentos leves e de fácil digestão, como biscoitos ou algo que tenha proteína magra/pouca gordura, como claras de ovos ou iogurte grego natural. A comida é importante para restaurar a glicose do sangue para que o corpo volte a funcionar normalmente.
-
5Eleve o metabolismo praticando yoga e consumindo água de coco. Acelerar o metabolismo ajuda o corpo a queimar as toxinas restantes do álcool mais rapidamente. Exercícios leves, como a yoga ou uma simples caminhada, são suficientes para aumentar a circulação e a frequência cardíaca, estimulando a transpiração (podendo desidratá-lo). A água de coco possui baixos níveis de açúcar e ajuda a restaurar os eletrólitos.
-
Tome um analgésico anti-inflamatório não esteroide para combater as dores de cabeça. A dor de cabeça é um sintoma comum da ressaca. Para minimizá-la, tome um medicamento de venda livre como ibuprofeno e aspirina – também conhecidos como anti-inflamatórios não esteroide. Você também pode usar remédios holísticos para aliviar uma dor de cabeça latejante.
- Evite o acetaminofeno (comumente encontrando no Tylenol), pois sua combinação com álcool por causar danos ao fígado.
- Alguns remédios caseiros para dor de cabeça incluem chá de ervas (como raiz de gengibre) e massagem.
-
7Durma bastante. Não há prova de que voltar a dormir quando se está com uma ressaca ajude ela a passar, mas dormir é importante para que o sistema nervoso funcione corretamente. A falta de sono pode levar à perda de memória e concentração. Dormir pode ajudar a recuperação do corpo, possivelmente resultando na redução dos sintomas da ressaca.
Fonte: WikiHow
Créditos: WikiHow