As redes sociais do Folia de Rua soltaram uma nota de repúdio na tarde desta quarta-feira (23), com críticas a um projeto apresentado pelo Vereador Marcílio do HBE, em que na visão da Associação, o projeto teria o intuito de privatizar, a “Via Folia”, local por onde passam os principais blocos do pré-carnaval pessoense.
A publicação afirma que “A proposta do senhor vereador empresário visa enfraquecer uma associação carnavalesca fundamental para o fomento da cultura e identidade local e aniquilar o conceito de carnaval multicultural, público, democrático e inclusivo, que é reconhecido em todo Brasil, para ser substituído por uma micareta, privilegiando um modelo de carnaval privado, excludente e sem compromisso com a cultura local, o qual a sociedade pessoense e paraibana rejeita”.
O emissário fecha o texto, tecendo fortes críticas ao Vereador, “É inaceitável que um representante eleito pelo povo utilize seu cargo para promover a segregação e desrespeito às tradições que fazem parte do nosso tecido social. O papel de um vereador é legislar em prol do bem-estar e da garantia de direitos essenciais para população, e não patrocinar a exclusão do povo ao acesso a cultura em nome do lucro de meia dúzia de empresários do ramo do entretenimento”.
Em contato com o Polêmica Paraíba, Marcílio do HBE afirma que o projeto em nenhum momento fala em privatização da Via Folia, “A nossa ideia é criar um comitê que irá tentar atrair investimentos que não dependam do decreto que o Prefeito publica antes de cada Carnaval. E se o próximo gestor não tiver interesse em assinar o decreto, como ficarão os blocos? O projeto tem o interesse de buscar parceiros comerciais que queiram modernizar a nossa prévia, ajudando na melhora da segurança dos foliões, auxiliando os vendedores que trabalham e tiram seu sustento naqueles dias de festa”.
” O que vemos hoje é uma desorganização estrutural, que termina afastando investidores e culminando na desvalorização do evento. A ideia é modernizar o circuito, ao trazer uma sensação de futuro a festa e aos blocos que poderão se sustentar e trazer ao folião pessoense, melhorias essenciais em algo tão importante para a cultura da nossa capital”.
Marcílio também explica que uma das iniciativa do comitê é de garantir mais recursos para os blocos de bairro, “Com a aprovação do projeto, os blocos da Via Folia vão continuar filiados ao Folia de Rua, mas não receberão recursos da Associação. Eles ficarão livres para captar os recursos, em conjunto, com as agremiações que desfilam na ‘Via Folia’. Isso vai fazer com que exista uma maior parte dos recursos públicos destinados aos blocos dos bairros e demais representações culturais espalhadas pela cidade”.
O Vereador disse estranhar a nota não ter sido assinada por algum representante do Folia de Rua e afirma que a ideia desse comitê partiu dos próprios blocos, ” Eu não criei o projeto, os blocos vieram até mim e eu fui o emissário de levar a ideia para a apreciação da Câmara. Várias agremiações que passam na Via Folia, concordam com o nosso projeto. Eu posso citar o Banho de Cheiro, Bloco dos Atletas, o Vumbora que é um bloco convidado, Muriçocas e Muriçoquinhas que não são mais associados ao Folia de Rua e que também estão do nosso lado”.
” Eu acho estranho essa nota vir sem ser assinada pelo Presidente ou por algum Diretor da Associação, me pareceu algo feito com maldade, que traz mentiras e que tem o intuito de fazer com que a população se revolte contra mim, sem conhecer minimamente as ideias do projeto”.
VEJA O PROJETO NA ÍNTEGRA
plo_017_-_corredor_via_folia_pre-carnaval_-_2023
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba