O maior programa de cursos gratuitos de especialização para técnicos de enfermagem do país foi o assunto principal do podcast MangabaCast, dessa quinta-feira (23), apresentado pelo jornalista Adelton Alves com as participações do superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) e da diretora do Centro Profissional e Tecnológico (CPT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Pós-Tec Enfermagem, a professora doutora Soraya Adriano.
Na abertura do segundo episódio da série de podcasts, Anselmo Castilho ressaltou o trabalho da Funetec em prol dos projetos que beneficiam diversos segmentos sociais e a necessidade de dialogar com a sociedade e divulgar os resultados das parcerias institucionais que viabilizam a execução de programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Para tratar sobre o Pós-Tec Enfermagem, a Funetec convidou a coordenadora do programa e diretora do CPT da UFPB, professora doutora Soraya Adriano, que falou sobre a necessidade de qualificação profissional para os técnicos em enfermagem de todo o país. “Nós fomos procurados pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) com a proposta de fazermos essa especialização justamente porque foi detectada a necessidade de os técnicos em enfermagem serem qualificados em determinadas especialidades”, explicou.
Na oportunidade, Anselmo Castilho destacou a dimensão do programa empreendido pelo Cofen. “Nós temos um desafio tremendo. A Funetec e a UFPB têm a responsabilidade, numa parceria com o Conselho Federal de Enfermagem, de qualificar 50 mil técnicos em enfermagem nos próximos cinco anos”, enfatizou o superintendente da Funetec.
O Pós-Tec é voltado para técnicos de enfermagem registrados nos Conselhos Regionais de Enfermagem e que tenham vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde, haja vista que as atividades práticas serão realizadas no local de atuação do técnico em enfermagem, enquanto o conteúdo teórico será promovido em formato virtual, por meio da plataforma AVA, pelo CPT-ETS da UFPB.
“É um programa inovador. Hoje tivemos mais de 85 mil inscritos concorrendo a cinco mil vagas. Nesse primeiro semestre ofertamos cinco mil vagas e no segundo semestre mais cinco mil vagas”, destacou Dra. Soraya Adriano. O resultado final da seleção será divulgado no dia 13 de março e o período de matrículas será entre os dias 14 e 16 de março.
A coordenadora do programa também explicou que os alunos serão selecionados por ordem de inscrição e poderão optar por um dos cinco cursos de especialização técnica de nível médio ofertados na modalidade à distância: Cuidados ao paciente crítico adulto, Cuidado ao paciente crítico neonatal, Enfermagem em centro cirúrgico, Enfermagem em urgência e emergência e Cuidado ao idoso na perspectiva da saúde coletiva.
Para viabilizar a realização dos cursos gratuitos para os técnicos em enfermagem, o Cofen vai investir R$ 30 milhões no período de cinco anos. Os recursos serão geridos pela Funetec exclusivamente para execução do Pós-Tec Enfermagem. “Nós somos uma fundação de apoio autorizada pelo Conselho Universitário da UFPB para atuar e estamos recepcionando esses recursos e atuando em favor do projeto. E nós atuamos a partir das demandas que o próprio projeto vai nos solicitar”, explicou Anselmo Castilho.
Uma das demandas apresentadas pelo CPT à Fundação de Apoio é a seleção de profissionais de diversas áreas do conhecimento que irão atuar na execução do programa. “com a Funetec, nós estamos fazendo a seleção dos profissionais da equipe multidisciplinar que irá atuar no programa. Então nós estamos fazendo seleção para tutor, mediador, para design institucional, secretários, entre outros”, informou Dra. Soraya.
Ainda durante o podcast, Dra. Soraya falou sobre a importância da Funetec apoiar o projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse é mais um projeto exitoso realizado pelo Centro Profissional e Tecnológico da UFPB junto ao Colégio Agrícola Vital de Negreiros, localizado na cidade de Bananeiras.
Neste ano, a Funetec apresenta uma série de 12 episódios do podcasts sobre temas relacionados a ciência, tecnologia e inovação. Os dois primeiros episódios apresentados nos dias 30 de janeiro e 23 de fevereiro estão disponíveis no canal do MangabaCast no YouTube.
Fonte: Ascom Funetec-PB
Créditos: Polêmica Paraíba