A campanha de imunização contra a covid-19 em João Pessoa, nesta terça-feira (11), segue vacinando a população em 57 postos distribuídos pela cidade. Porem a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, em virtude de uma queda de energia elétrica na área, informa que a vacinação contra a Covid-19 agendada para ocorrer na Unidade de Saúde da Família Integrada (USFI) do bairro Funcionários I serão transferidas.
Veja a nota:
Nota
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, em virtude de uma queda de energia elétrica na área, informa que a vacinação contra a Covid-19 agendada para ocorrer na Unidade de Saúde da Família Integrada (USFI) do bairro Funcionários I serão transferidas para USFI Cruz das Armas I. O atendimento continua das 8h às 11h, para 1ª dose: 12+; 2ª dose: Coronavac (28 dias) e Pfizer (60 dias); e 3ª dose: 18+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose).
Demais lugares e informações:
Quem optar em se vacinar no Centro Municipal de Imunizações ou nas Policlínicas Municipal do Cristo e de Mangabeira pode escolher o turno da manhã ou tarde, já que esses três locais oferecem vacina das 8h às 16h.
A aplicação da primeira dose é destinada às pessoas a partir de 12 anos. Estão disponíveis as segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira dose), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (90 dias) e Janssen. Podem tomar a dose de reforço a população com idade a partir de 18 anos (120 dias após a segunda dose), imunossuprimidos (28 dias) e os trabalhadores de saúde (120 dias).
Todos os públicos devem realizar o agendamento, que está disponível a partir das 19h desta segunda-feira (10) pelo aplicativo Vacina João Pessoa ou site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.
Testagem – A Prefeitura também mantém disponível gratuitamente a testagem para a Covid-19 em dois pontos fixos. Um instalado na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) e outro no Laboratório Central de João Pessoa (Lacen-JP), com atendimento ao público de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento da Fiep é das 8h às 12h. Já no laboratório, das 8h às 16h.
O recomendado é que procurem a testagem pessoas que estejam com sintomas gripais para que sejam mais bem definidos os tratamentos que serão recomendados. Para realizar o teste, basta apresentar identidade e CPF, para que seja realizado o registro no sistema.
Dúvidas – Quem tiver alguma dúvida pode enviar mensagem para um dos números de WhatsApp 98600-4815 e 98699-2917, a qualquer dia da semana, entre 8h e 17h, ou enviar e-mail para [email protected].
Passaporte da vacina – Em consonância com a lei estadual 12.083/21, é obrigatório apresentar o cartão de vacinação para entrada em estabelecimentos comerciais e outros ambientes. Por isso, a Prefeitura de João Pessoa reforça a importância da imunização contra Covid-19.
Documentação exigida – Para receber a primeira dose da vacina, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2 e D3, é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e imunossuprimidos.
No caso da terceira dose para os trabalhadores da saúde, eles devem apresentar um documento de identificação original com foto e documentação comprobatória de vínculo em estabelecimento de saúde de João Pessoa, que pode ser: carteira de trabalho, contracheque ou declaração do estabelecimento de saúde. Os profissionais também deverão apresentar a carteira do respectivo conselho. Vale destacar que a cópia da documentação comprobatória deverá ficar retida no ponto de vacinação para fins de controle dos órgãos fiscalizadores.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os imunossuprimidos sobre a necessidade de apresentação de laudo médico, que ficará retido no local a fins de comprovação.
Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.
Fonte: PB Agora
Créditos: Polêmica Paraíba