A Prefeitura de João Pessoa encerrou, na noite desta quarta-feira (12), mais uma capacitação gratuita voltada para profissionais que atuam no setor turístico na cidade. Desta vez, a temática escolhida para o curso foi ‘Como utilizar as redes sociais para aumentar as suas vendas’. A atividade aconteceu no Hotel Village Premium, em Tambaú, e contou com a presença de cerca de 40 pessoas, que receberam certificado de participação.
A iniciativa ocorreu por meio de parceria das secretarias de Turismo (Setur) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). “A Prefeitura tem investido na capacitação desses profissionais, em especial, por conta do aumento de demanda de turistas, que impõe um novo perfil na prestação de serviços na área, com maior exigência na qualificação”, destacou Daniel Rodrigues, secretário de Turismo de João Pessoa.
A escolha do tema para o curso aconteceu atendendo a pedidos dos próprios profissionais, conectados com as atuais necessidades do mercado. Escalado pelo programa de capacitações ‘Eu Posso Aprender’, realizado pela Sedest, coube ao especialista em marketing e redes sociais Iverson Iório ministrar o workshop. A programação teve início na noite da terça-feira (11), e se estendeu na noite dessa quarta, somando 4 horas de duração.
“Compartilhamos técnicas e ferramentas para mostrar como as redes sociais podem ser utilizadas para gerar negócios, vendas e visualizações, contribuindo, assim, para que o empreendedor tenha mais alcance, e leve seus produtos e serviços para cada vez mais pessoas”, explicou Iverson. Durante o encontro, ele fez demonstrações do funcionamento de aplicativos para edição de fotos e vídeos, e ainda deu noções sobre a possibilidade do uso da inteligência artificial nas rotinas de trabalho.
Conhecimento – Entre os participantes do curso, estava José Carlos Soares de Melo, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba (Singtur-PB). Segundo ele, o impacto do conteúdo compartilhado foi imediato. “Capacitações como essa são de grande importância para os profissionais da área. Contamos aqui com a participação de muitos guias. E esse é um passo importante para todos esses trabalhadores, que tiveram a oportunidade de se qualificar, sobretudo, em um tema que faz parte do nosso dia a dia. Vimos aqui muitas coisas que nem conhecíamos. Estou saindo muito feliz e tenho certeza que os demais participantes, também”, contou.
Parceria – Essa não foi a primeira vez que a Sedest e a Setur estiveram juntas promovendo capacitações para profissionais do setor turístico. No ano passado, as secretarias se uniram para realizar um ciclo inicial de cursos, oferecido gratuitamente aos trabalhadores do setor.
“Essa é uma iniciativa destinada a qualquer pessoa que trabalhe em áreas relacionadas ao turismo. Nosso objetivo é fazer com que haja um incremento de qualidade no atendimento, na prestação de serviços e, consequentemente, nas vendas do turismo”, explicou Dante Tomei, diretor de Projetos e Qualificações da Sedest, que adiantou que novas atividades já estão sendo planejadas.
Fonte: SECOM
Créditos: Polêmica Paraíba