Ao receber luz, os olhos a convertem em impulsos elétricos que são enviados ao cérebro, de onde são processadas as imagens que vemos. Mas, para que possamos enxergar perfeitamente, toda a estrutura desse órgão precisa estar funcionando bem. Por isso, quando alguém sofre qualquer alteração no olho deve buscar a ajuda de um oftalmologista. Há situações que exigem atendimento de urgência, como é o caso do descolamento de retina.
“O descolamento de retina ocorre quando a retina se descola do tecido de suporte, ficando sem a nutrição necessária à sua integridade, podendo resultar em cegueira caso não seja tratado precocemente”, explica o oftalmologista Dr. Igor Coêlho.
O descolamento da retina tem tratamento através de cirurgia, mas o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. Por isso, em breve, os pacientes do sertão da Paraíba com esta doença poderão ser atendidos no Centro Médico Sabino Rolim Guimarães da cidade de Cajazeiras. Certamente, um grande avanço para o Sertão da Paraíba.
A clínica adquiriu recentemente um vitreófago, aparelho utilizado para a realização da vitrectomia. Esta é uma técnica cirúrgica segura e moderna, de alta tecnologia e amplamente realizada em grandes centros. Feita em centro cirúrgico, com sedação e anestesia, e realizada pelo especialista em retina.
Alguns sintomas podem comprovar o descolamento de retina. Mas, o paciente precisa ir o mais rápido possível ao consultório médico e passar por exames para comprovação do diagnóstico. “Os sintomas incluem o aparecimento de vários pequenos fragmentos (moscas volantes), flashes de luz repentinos ou sombra no campo de visão. Por se tratar de um tecido delicado, o seu tratamento deve ser realizado o mais rápido possível, e é essencialmente cirúrgico”, explica Dr. Igor Coêlho.
Além disso, a cirurgia de vitrectomia é indicada para outras doenças da retina, como hemorragia vítrea, buraco macular e membrana epirretiniana.
Mais informações sobre a vitrectomia e outros tratamentos oculares podem ser acessadas através do Centro Médico Sabino Rolim, localizado na rua Francisco Décio Saraiva, 365, Centro de Cajazeiras (PB). Os telefones para contato são:(83) 99127-9459 (WhatsApp) e (83) 3531-6031.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba