tecnologia

Pesquisadores da UFPB criam robô virtual para tirar dúvidas da população sobre a Covid-19

O projeto foi idealizado pelo professor e coordenador do laboratório, Cássio Besarria. O grupo ainda é formado pelos pesquisadores Flávio Macaúbas, Maria Daniella, Pierre Hítalo, Rodrigo Jovê e Wellington Charles.

O Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou, nesta terça-feira (26), um sistema gratuito para tirar dúvidas e informar a população sobre a Covid-19.

A ferramenta chamada Dr. Labimec tem a capacidade de responder a uma série de solicitações por meio de mensagens automáticas e funciona durante 24 horas por dia. Para acessá-la, basta acessar a plataforma Dialogflow e começar a dialogar através do chat com o Bot (robô de atendimento automático).

O serviço é atualizado diariamente. Entre as informações, estão cuidados para conter a disseminação da doença, orientações para se proteger, os principais sintomas do vírus, respostas a perguntas mais frequentes e desmistificações de informações falsas.

“A iniciativa é importante na propagação do conhecimento sobre o que é a Covid-19, como se prevenir, o que fazer caso contrair o vírus e até a sugestões dos hospitais de referência no tratamento da doença”, conta Daniel Campesi, um dos desenvolvedores.

A ideia é que, ao iniciar a conversa, a interação ocorra a partir do nível de conhecimento das pessoas e, em seguida, seja dada a recomendação detalhada a respeito do tópico tratado pelo Bot.

Segundo Daniel, quanto maior a interação do público, menos o robô comete erros.

“Estamos em fase de experiência, tendo em vista que o Bot utiliza técnicas de aprendizagem de máquina e precisa interagir com as pessoas para o número de respostas corretas seja alto”, explica.

O projeto foi idealizado pelo professor e coordenador do laboratório, Cássio Besarria. O grupo ainda é formado pelos pesquisadores Flávio Macaúbas, Maria Daniella, Pierre Hítalo, Rodrigo Jovê e Wellington Charles.

A equipe alerta que, caso seja identificado algum erro ou tenha alguma sugestão, o usuário deve entrar em contato através dos e-mails [email protected] e [email protected].

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria