Serviços de streaming e Vídeo on demand (VoD) representam o futuro do entretenimento televisivo, e isso vem se tornando realidade em todos os estados do Brasil.
Na Paraíba uma pesquisa da Kantar Ibope aponta que transmissões pela internet da Netflix, YouTube, Google Play, Amazon Prime Video e outros já ultrapassam a audiência de TV por assinatura e a maioria das TVs abertas.
Não é surpresa que os serviços de streaming tenham boa performance: o custo mensal de TV por assinatura é muito elevado, enquanto a internet fornece soluções mais baratas e até gratuitas.
Fazendo uma comparação entre os meses de agosto e maio, o “Vídeo on demand” subiu de 8,8 no segundo lugar, para 9,12. Nas duas pesquisas a TV Cabo branco aparece em primeiro lugar com 17,1 em maio e 20,9 em agosto.
Os canais pagos aparecem em 5º lugar nas duas pesquisas, tendo um crescimento de 1,9 para 2,17. Os usuários de videogame também aumentaram, o crescimento foi de 0,38 para 0,5.
No estudo Inside Video 2022, 21% do tempo dedicado pelos brasileiros para o consumo de vídeo acontece online. Enquanto isso, 79% é na televisão, seja ela aberta ou por assinatura. As plataformas AVOD (gratuitas ou financiadas por publicidade) garantem 15% do tempo.
TV aberta ainda domina Ibope
Ainda que os streamings e plataformas de vídeo estejam cada vez mais relevantes, as plataformas digitais estão um pouco longe de desbancar os canais de TV aberta. Não só na Paraíba, mas no Brasil todo a Globo e suas afiliadas lideram o Ibope. Além disso, o Grupo Globo possui forte presença no mercado de TV paga em canais como Globo News, Telecine, GNT, Multishow, SporTV, Globo, Bis e Off.
Veja a baixo os números na íntegra e a comparação entre os meses maio e agosto:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba