Na mesma pesquisa em que os paraibanos apontam o governador João Azevêdo (Cidadania) como maior liderança política do estado, com 17,10% das respostas, segundo pesquisa do Instituto Consult divulgada na tarde da última quarta-feira (01) pelo Sistema Arapuan, os paraibanos também citaram prefeitos de cidades paraibanas quando questionados sobre quem seria a maior liderança política do estado hoje.
Embora o índice de rejeição à política tenha sido grande, com 42,50% das pessoas dizendo ‘não saber’ responder à pergunta e 15,20% tenha respondido ‘ninguém’, diversas lideranças foram citadas pelos paraibanos, inclusive prefeitos de diferentes regiões do estado.
Conforme o levantamento, o prefeito mais lembrado foi o de Campina Grande, Romero Rodrigues (1,7%), seguido por Luciano Cartaxo, de João Pessoa (0,85%) e Maria Eunice, de Mamanguape (0.50%). O prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, aparece em seguida (0,40%).
Também são mencionados os nome dos prefeitos de São Bento, Jarques Lúcio (0,30%), de Solânea, Kaiser Rocha (0,20%), e o de Soledade, Geraldo Moura (0,15%); do prefeito afastado de Patos, Dinaldo Vanderley (0,15%), além do prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedrito Gomes (0,15%) e Chico Mendes, de São José de Piranhas (0,10%).
A pesquisa
O levantamento contratado pelo Sistema Arapuan ouviu 2 mil entrevistados de sete regiões da Paraíba entre os dias 18 e 22 de junho. O nível de confiança da pesquisa, segundo o instituto Consult, é de 95%.
O principal objetivo da pesquisa foi entender a opinião dos paraibanos sobre as decisões governamentais em meio à pandemia do novo coronavírus. Os números mostraram que o medo de pegar a Covid-19 é igual ao de perder o emprego entre os paraibanos.
Ainda segundo a pesquisa, mulheres têm mais medo de ficar doentes (51,4%), enquanto os homens têm mais medo de perder o emprego (51,2%). Não souberam, ou não responderam totalizam 6%.
https://www.polemicaparaiba.com.br/paraiba/pesquisa-consult-arapuan-mais-de-60-dos-paraibanos-ja-apoiariam-retomada-de-atividades-nao-essenciais/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba