Na manhã desta terça-feira (1º), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) fez um pronunciamento para chamar a atenção da Prefeitura da Capital; da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP); e dos empresários do setor de transporte coletivo. Na ocasião, solicitou, mais uma vez, o retorno de toda a frota de ônibus que circulava antes da pandemia da Covid-19 na Região do Valentina de Figueiredo e em toda a cidade.
Desde o mês de fevereiro do corrente ano, Marmuthe vêm solicitando providências em relação a este problema, que afeta bastante a vida das pessoas. Por isso, apresentou e conseguiu aprovar na CMJP o Requerimento 1.826/2022, pedindo o retorno da linha 5120 – Valentina/Epitácio ao itinerário tradicional, saindo do ponto final do Valentina, nos horários de 05h40 e de 06h20; e o Requerimento 2.925/2022, solicitando o retorno da linha 1008 – Valentina/Nova Mangabeira ao itinerário tradicional, voltando a operação nos finais de semana, como acontecia antes da pandemia. Após aprovação em plenário, os documentos foram encaminhados para a Semob-JP.
“Procuramos abrir este diálogo permanente com a Semob e com as empresas também. E temos insistido no respeito que deve ser dado aos usuários do transporte coletivo. A escassez de ônibus para atender o grande número de moradores do Valentina é um problema recorrente, crônico, desde a fundação do bairro. E a população sofre com esse descaso! Recentemente, após a pandemia, parece que a situação piorou ainda mais. As pessoas estão votando a trabalhar, a ter uma vida normal, voltando a interagir socialmente, mas o sistema de transporte está nas mesmas condições precárias que foram colocadas por conta da pandemia: frota reduzida, linhas que deixaram de existir, e superlotação diária durante as viagens”, lamentou Marmuthe.
Lutas e conquistas históricas – Através do Requerimento 7.864/2014, o vereador solicitou a criação do aplicativo que revolucionou a forma como os passageiros utilizam o transporte público em João Pessoa, conhecido como JampaBus, que possibilita aos usuários, em qualquer ponto da cidade, saber o tempo de espera por cada ônibus. A criação das linhas circulares interbairros (9901 e 9902), ligando Valentina e Mangabeira, foi outra conquista importante para a população, viabilizada através do Requerimento 22.589/2016. Ainda solicitou a construção e destinou recursos para a obra do Terminal Central de Integração de Ônibus da Zona Sul de João Pessoa (Requerimento 6.278/2017).
“A economia voltou a funcionar, as pessoas começaram a utilizar os ônibus com maior frequência, e temos visto o quanto as paradas de ônibus estão lotadas. E os veículos da mesma forma: superlotados, provocando uma série de violações dos direitos do consumidor, sofrimento diário, constrangimentos, e até casos de importunação sexual dentro dos ônibus, pela falta de ampliação da quantidade de linhas e ônibus na cidade de João Pessoa. Por isso, a gente chama a atenção das autoridades, para que as devidas providências sejam tomadas o quanto antes”, finalizou Marmuthe.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba