A Paraíba tem 23.275 casos prováveis de arboviroses desde janeiro até agora, sendo 13.568 de dengue, 9.332 de chikungunya e 375 de zika. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB).
Quando comparado ao boletim anterior (nº 05), houve um aumento significativo dos casos das três arboviroses, sendo que o boletim atual registrou 13.568 casos de dengue, enquanto no anterior foram 6.773 casos, um acréscimo de 100,32%.
Quanto à chikungunya, no boletim atual são 9.332 casos e, no anterior, 4.464, o que significa um aumento de 109,05%. Já a zika, são 375 casos atualmente e 193 casos no boletim passado, um acréscimo de 94,30%.
A Pasta ativou a Sala de Situação das Arboviroses, em parceria com as Secretarias de Estado da Educação e Desenvolvimento Humano; Sudema; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Defesa Civil; Escola de Saúde Pública (ESP-PB) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB). O objetivo é unir forças para criar estratégias efetivas de combate às arboviroses (dengue, chikungunya e zika), que vem registrando um aumento de casos em todo o estado.
“A situação já está bem crítica e há um sinal de grandes dificuldades, em relação às arboviroses, principalmente no período do São João. Diante disso, precisamos, urgentemente, juntar as forças e criar estratégias de combate a essas doenças”, disse a secretária executiva da SES, Lívia Borralho.
Fonte: Portal Correio
Créditos: Polêmica Paraíba