filas imensas

Paraíba registra aglomerações em agência bancária para recebimento do auxílio emergencial

Paraíba registra aglomerações em agência bancária para recebimento do auxílio emergencial

As agências da Caixa Econômica Federal registraram filas em João Pessoa, Campina Grande e cidades do interior da Paraíba nesta segunda-feira (13). A aglomeração acontece devido ao pagamento do auxílio emergencial.

De acordo com o decreto estadual publicado em 27 de março, as agências bancárias e lotéricas podem funcionar presencialmente, devendo organizar e priorizar o atendimento para os pagamentos dos beneficiários do Bolsa Família.

No caso dos bancos, o atendimento será restringido ao pagamento de salários, aposentadorias e benefícios do Bolsa Família e aos serviços que não podem ser realizados nos caixas eletrônicos e canais de atendimento remoto.

O decreto ainda ressalta que os estabelecimentos devem adotar medidas de proteção aos seus funcionários, clientes e colaboradores, estabelecendo a distância de 1,5 metro entre cada pessoa e adotando, quando possível, sistemas de escala, alteração de jornadas e revezamento de turnos, para reduzir o fluxo, e não permitir a aglomeração de pessoas.

Nas cidades de Sapé, Mari, Sobrado, Riachão do Poço e Cruz do Espírito Santo, a Polícia Militar tem monitorado as filas, checando o distanciamento das pessoas e o uso de máscaras de proteção. De acordo com o major Sidnei Paiva, quem desrespeitar as recomendações deverá retornar para casa.

A reportagem entrou em contato com as Prefeituras de João Pessoa e Campina Grande e com a Caixa Econômica Federal mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Desde a última terça-feira (7), com o intuito de evitar aglomerações, a Caixa disponibilizou um aplicativo por meio do qual informais, autônomos, desempregados e MEIs podem solicitar o auxílio emergencial de R$ 600.

O aplicativo deve ser usado pelos trabalhadores informais sem registro, pelo Microempreendedores Individuais (MEIs) e contribuintes individuais do INSS. Aqueles que já recebem o Bolsa Família, ou que estão inscritos no Cadastro Único, não precisam se inscrever pelo aplicativo. O pagamento será feito automaticamente.

A Caixa também disponibilizou o telefone 111 para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o auxílio emergencial. Não será possível se inscrever pelo telefone, apenas tirar dúvidas.

Fonte: G1 PB
Créditos: G1 PB