Pandemia

Paraíba contabiliza mais de 9,4 mil novos registros de MEI em 2021, mostra levantamento

Paraíba contabiliza mais de 9,4 mil novos registros de MEI em 2021, mostra levantamento

Um levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba mostra que no primeiro trimestre de 2021, o número de novos Microempreendedores individuais (MEIs) na Paraíba foi 3,9% maior do que o verificado no mesmo período de 2020. Se comparado ao mesmo período de 2019, o aumento sobe para 20,4%. Foram 9.420 novos MEIs em 2021, contra 9.064 em 2020 e 7.824 em 2019.

Outro dado revelado pelo levantamento aponta que cinco municípios concentram 59,1% do total de novos MEIs abertos no primeiro trimestre de 2021 na Paraíba. São Elas: João Pessoa, com 3.324 novos MEIs no período; Campina Grande, com 1.372; Santa Rita, com 344; Patos, com 284; e Cabedelo, com 243 novos MEIs.

De acordo com a gerente da Unidade de Estratégia e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os números refletem a nova realidade do mercado, imposta, principalmente, pela pandemia do coronavírus.

“O crescimento do número de MEIs, como mostram os dados levantados, afirma um comportamento de busca por alternativas e por novas oportunidades frente aos desafios impostos pela pandemia. Além disso, é em um cenário de dificuldades e de novas necessidades de consumo de produtos e serviços que surgem os novos empreendimentos”, disse.

Criada com o objetivo de incentivar a formalização de profissionais autônomos, a categoria é considerada a principal porta de entrada para o mundo dos negócios. Para ser considerado MEI, o faturamento anual do negócio não pode ultrapassar o valor de R$ 81 mil. Ao se formalizar, o empreendedor passa com um CNPJ, e ele poderá emitir notas fiscais, contratar até um funcionário e acessar uma série de benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-maternidade e pensão por morte.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba