Dados da Secretaria de Segurança e Defesa Social mostram que em 2021, a Paraíba fechou o ano com a 2ª menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes dos últimos 12 anos e voltou a reduzir as ocorrências de assassinatos em números absolutos (1.161 contra 1.166 casos). Já no 1º quadrimestre de 2022, a diminuição das ocorrências continua, com queda de 4% nos crimes contra a vida registrados em território paraibano. Os índices foram divulgados nesta segunda-feira (30), por representantes das Forças de Segurança do Estado, quando também foi apresentada uma nova ferramenta online de acesso aos resultados de indicadores criminais da segurança pública.
O Governador João Azevêdo explicou a importância dos números apresentados e como o estado alcançou a marca: “A Paraíba criou, a partir de 2019, um conjunto de indicadores, que não existe em nenhum outro estado do Brasil, para fazer a medição da qualidade do serviço da segurança. A partir desses índices é gerado um relatório que discutimos de forma conjunta com todas as áreas de segurança integrada do estado, com a presença do secretário Jean Nunes, comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, do delegado geral da Polícia Civil, com o superintendente do Detran, e com o secretário de Administração Penitenciária, para que a gente possa, com os números, entender e encontrar alternativas para alguma região que esteja precisando de uma atenção especial.
João Azevêdo destacou ainda que o resultado é fruto dos investimentos do Governo do Estado e no comprometimento das equipes das forças de segurança: “Uma boa gestão se faz exatamente com a troca de informações e o constante acompanhamento dos índices que nós precisamos para monitorar a eficiência e eficácia de qualquer programa. A Paraíba fechou o ano de 2021 com grandes números. A segunda menor taxa de homicídio por 100 mil habitantes dos últimos 12 anos. Campina Grande com um número que é quase um sonho de realização para qualquer gestor, em torno de 12, e isso é muito importante. Esses dados são frutos de um investimento muito grande que o estado tem feito em segurança, e logicamente do compromisso de todo o time da secretaria, comandada pelo secretário Jean, tem”, concluiu.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria