O Ministério da Saúde autorizou a habilitação de 82 leitos de UTI para o atendimento aos pacientes com coronavírus na Paraíba. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (06), no Diário Oficial da União (DOU), e cumpre uma promessa feita à bancada federal da Paraíba pelo ministro Nelson Teich.
A decisão do ministro ocorre após repercussão sobre o limite de leitos para o tratamento da Covid-19 na Paraíba. Na última semana, o governador João Azevêdo (Cidadania) havia alertado sobre a falta de habilitação de leitos do Governo Federal no estado.
Conforme a portaria publicada, as habilitações ocorrerão “excepcionalmente pelo prazo de 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogada. Finalizada a situação de emergência de saúde pública, de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19), nos termos do art. 4º, §1º, da Lei nº 13.979 de 2020, essas habilitações poderão ser encerradas a qualquer tempo”, diz.
Para o coordenador da bancada paraibana, Efraim Filho (DEM), “a bancada federal da Paraiba cumpriu importante papel de articulação junto ao Governo do Presidente Jair Bolsonaro, servindo de ponte para que os recursos pudessem contemplar a rede de saúde do Governo do Estado, de João Pessoa, Campina Grande e polos do interior”, disse.
Os novos leitos vão abranger os seguintes hospitais:
Região metropolitana de João Pessoa
Hospital Clementino Fraga – 15
Hospital Santa Isabel – 05
Hostpial Dom José Maria Pires – 20
Sertão
Hospital Ruy Carneiro de Pombal – 05
Hospital Regional de Cajazeiras – 06
Hospital Regional Jandhuy Carneiro – Patos – 10
Campina Grande
Hospital D. Pedro I – 15
Hospiral Doutor Severino Bezerra de Carvalho – 06
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba