Termina nesta sexta-feira (22) o prazo de pagamento do abono natalino para os beneficiários do Bolsa Família da Paraíba. No último dia recebe quem têm o Cartão do Número de Identificação Social (NIS) terminado em 0. A segunda fase do pagamento começou a ser feita no dia 11 de dezembro. O valor do abono é R$ 32 e, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, até a quinta-feira (21) cerca de 430 mil pessoas já tinham recebido.
Em João Pessoa, os beneficiários precisam procurar atendimento no Estádio Almeidão, no bairro do Cristo Redentor; e em Campina Grande, eles devem se dirigir até o campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Já nas outras 185 cidades que estão recebendo nesta etapa, o pagamento acontece nas agêncis dos Correios. Os demais municípios foram contemplados na primeira fase.
A média de atendimento na capital tem sido de 5 mil pessoas por dia; já em Campina Grande cerca de 2,6 mil pessoas têm buscado pagamento diariamente.
“Tivemos um volume maior nos três primeiros dias, mas passada a euforia e ansiedade inicial dos beneficiários, hoje já não temos as filas que tínhamos. A estrutura montada pela Secretaria tem atendido bem. Cerca de 10 servidores se revezam nos dois turnos para atendimento dos que buscam informações e orientações. Disponibilizamos banheiros químicos, água, tendas, cadeiras”, disse a gerente de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Jaciana Magalhães.
Os beneficiários deverão comparecer munidos de documento de identificação com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Cartão do Número de Identificação Social (NIS). Aqueles que possuem NIS terminados no algarismo “6” e que ainda não receberam poderão procurar os postos de pagamento em João Pessoa e Campina Grande, e nos demais municípios qualquer agência dos Correios.
Abono natalino
O Abono Natalino é um Programa de Transferência de Renda implantado pelo Governo do Estado em 2012. A Paraíba é o único estado brasileiro a conceder o benefício, que tem por objetivo complementar a renda das famílias em situação de extrema pobreza beneficiárias do Programa Bolsa Família. O pagamento às famílias é realizado de acordo com dados enviados pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), referentes a agosto/2017, segundo os quais 506 mil famílias dos 223 municípios do Estado serão beneficiadas.
Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Jornal da Paraíba