Elderlando Nicolino Lamarão, 47 anos, servidor público, é um dos 15 pacientes com covid-19 oriundos de Manaus que estão em tratamento no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Funcionário da Universidade Federal do Amazonas ele é solteiro, tem um filho e mora com a companheira.
Elderlando foi internado no HULW no domingo à noite, após chegar à Paraíba, de onde enviou uma mensagem em áudio para tranquilizar amigos e familiares sobre sua situação. Conforme relato de Elderlando, ele está bem e fez uma “excelente escolha” ao decidir ser transferido para o HULW-UFPB. No momento, o quadro clínico do paciente é estável.
A ação humanitária em benefício dos pacientes de Manaus com covid-19 faz parte de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), estatal que administra 40 hospitais universitários federais, e o Ministério da Saúde, que está coordenando um esforço nacional de apoio ao Estado do Amazonas.
No Lauro Wanderley, pelo menos 60 profissionais da área assistencial foram recrutados para atuar na linha de frente no tratamento dos amazonenses. Os ambientes foram montados com leitos elétricos além de todo o aparelhamento necessário para a assistência de pessoas com a Sars-Cov-2, como ventiladores mecânicos, oxímetros, bombas de infusão e materiais para ventilação não invasiva.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba