O comércio paraibano espera um crescimento de 7,5% nas vendas de final de ano em relação ao mesmo período do ano passado. O otimismo com as vendas vem na esteira da retomada da economia brasileira, que tem apresentado diariamente números que indicam a retomada do crescimento do país e o fim da recessão.
Em entrevista ao Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, o presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros, ressaltou que a estimativa de crescimento vem acompanhada de melhores condições de compra aos consumidores. Ele citou como alguns dos sinais que explicam o otimismo, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a redução da taxa básica de juros de 5% para 4,5% ao ano.
“Temos uma expectativa, em relação a 2018, de crescimento na ordem de 7,5%. É um crescimento bem forte, um crescimento que não tem sido visto nesses últimos anos, e isso é muito bom. O comércio tem alcançado números espetaculares, como a oferta de empregos temporários, que cresceu bastante em relação ao ano passado”, disse.
Marconi Medeiros destacou, também, que existe uma expectativa de que sejam criadas mais de 6 mil vagas de empregos temporários. Segundo ele, quase metade desse número se tornará em empregos fixos. “Nós não viamos um crescimento tão grande de ofertas de empregos temporários, dos quais quase metade permanecerão no emprego definitivo a partir de 2020. Nós vamos passar de 6 mil e 500 empregos”, ressaltou.
Economia
Em uma comparação com o mês de setembro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou alta de 0,17% em outubro, conforme dados divulgados hoje (13). Esse foi o terceiro mês seguido de alta.
Por causa desses números, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) decidiu revisar de +1,0% para +1,2% a expectativa de crescimento do PIB em relação ao a 2019. Para 2020, a projeção é de um avanço de 2,2%.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba