O Papa Francisco nomeou o padre cajazeirense Cícero Alves França, atual reitor do Seminário Arquidiocesano, para assumir o cargo de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. O bispo Dom Francisco de Sales, da Diocese de Cajazeiras, parabenizou o padre pela conquista.
“Queremos render graças a Deus por este filho da nossa terra que foi escolhido para a missão do episcopado. Certamente há alguns familiares de padre Cícero aqui na nossa Diocese, na nossa cidade. Que Deus possa abençoar sua família com a benção que é a missão do serviço do ministério episcopal da igreja”.
Em seu discurso, o cajazeirense agradeceu inicialmente a Deus pelo dom da vida e pela família, que apoiou sua trajetória.
Ainda na sua fala, Dom Cícero Alves de França agradece ao Papa Francisco e ao núncio apostólico, que “confiou e voltou o seu olhar ao atual bispo”.
“Eu peço, portanto, que a luz de Deus venha sobre mim e me dê a graça do discernimento para que eu possa amar os padres e os meus colaboradores mais diretos com o amor de Cristo. A missão do bispo é antes de tudo evangelizar não é outra coisa a não ser essa. As outras coisas são danos colaterais desta, evangelizar”, frisou.
Em reconhecimento ao ordenante principal, Cardeal Odilo Pedro Scherer, Dom Cícero agradece pela confiança destinada pelos quase 13 anos como reitor do Seminário Arquidiocesano.
Padre Cícero Alves de França nasceu em Cajazeiras, no dia 13 de março de 1975. Ele ingressou no Seminário da Arquidiocese de São Paulo em 1996, e em 1997 no Seminário de Filosofia Santo Cura D’Ars, da mesma Arquidiocese, para cursar Filosofia. Concluiu o curso em 1999 pela Faculdade Associada do Ipiranga (FAI), de São Paulo. Ingressou no Seminário Bom Pastor, da Arquidiocese de São Paulo, a fim de cursar Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de São Paulo, concluindo em 2003.
Possui pós-graduação em Formação Sacerdotal (2008) pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma; em 2009 concluiu o mestrado em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana; possui pós-graduação em Cousenling pela Faculdade Vicentina (2018) e graduação em História pela Universidade Unicesumar (2020). Atualmente é doutorando em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Sua ordenação presbiteral se deu no dia 07 de março de 2004, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da Arquidiocese de São Paulo, pela imposição de mãos do cardeal Cláudio Hummes.
Fonte: Diário do Sertão
Créditos: Polêmica Paraíba