O bairro Mangabeira, em João Pessoa, recebe a partir desta quarta-feira (27) a “Operação Proteção”, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para combater a disseminação do novo coronavírus na cidade. O local foi escolhido por liderar o número de registros de Covid-19, com quase 200 casos confirmados e com menor índice de isolamento social, com apenas 36%, até esta terça (26).
A ação teve início às 7h, na avenida Josefa Taveira, com a realização de barreiras sanitárias com medição de temperatura e testes rápidos, medidas de fiscalização do comércio, ação educativa, distribuição de máscaras, além da higienização de ruas, avenidas e equipamentos públicos.
Se uma pessoa é encaminhada para fazer o teste rápido de Covid-19 e o resultado dá positivo, ela é encaminhada para atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) da região.
A “Operação Proteção” se estenderá em Mangabeira até a próxima sexta-feira (29). No primeiro dia, as barreiras sanitárias serão montadas pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), disciplinando a passagem de veículos nos dois sentidos da avenida Josefa Taveira e no Ponto Final da linha 301, com equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que estão verificando a temperatura dos transeuntes e pessoas no interior dos veículos.
Na quinta feira (28), os bloqueios continuam na avenida Josefa Taveira e também na avenida Hilton Souto Maior, próximo ao Trevo das Mangabeiras, no sentido da entrada do bairro. Já na sexta-feira (29), no último dia da Operação Proteção, as barreiras também serão montadas na rua Luiz Alberto Moreira Coutinho.
Uma força-tarefa também foi montada para fiscalizar as determinações legais dos decretos municipais em relação aos estabelecimentos comerciais e espaços púbicos no período da pandemia. A operação irá percorrer o comércio em geral, mercados públicos, feiras livres, praças e espaços públicos de lazer. Essa ação é coordenada pelo Procon-JP e conta com o apoio da Sedurb, Progem, Semam, Guarda Municipal e Semusb.
Já a desinfecção de ruas, equipamentos e espaços públicos nas principais avenidas e ruas do bairro será coordenada pela Defesa Civil, com o apoio da Emlur, Seinfra e Sedurb.
Fonte: G1
Créditos: G1