A Operação Carnaval contará com quase 5 mil policiais militares que vão atuar em todo o estado até a manhã da quarta-feira de cinzas. Ao todo serão 4.800 agentes de segurança nas ruas. Foram traçadas estratégias de policiamento que terão como foco ações de prevenção e repressão aos crimes e contravenções, nos locais de festa e adjacências, como a apreensão de armas e drogas, com a finalidade de combater, sobretudo, crimes patrimoniais e os crimes contra vida.
O Comandante de Policiamento da Região Metropolitana de João Pessoa, Cel. Lívio Delgado, informou que para a abertura, que ocorre nesta sexta-feira (02), no Ponto de Cem Réis, centro da capital, mais de 250 policiais militares estarão empenhados nas diversas modalidades de policiamento.
“Hoje temos a abertura no centro da cidade, o evento é grande porque terá Elba Ramalho. Estamos colocando aproximadamente 300 homens para a abertura, com todas as modalidades de policiamento”.
O Coronel também informou a quantidade de policias trabalhando durante os grades blocos.
“Na verdade, nosso planejamento tem dois momentos, o primeiro que é o Folia de Rua, e o segundo é o Carnaval Tradição, e também o Carnaval em dois grandes polos, no Litoral Norte e Litoral Sul. Neste momento acreditamos que o número de policiais envolvidos no Carnaval chegará de 1700 a 2600 até a segunda-feira (5). A partir daí com o advento das Muriçocas do Miramar e os outros blocos que vão se desenvolver durante a semana e até a quarta-feira de cinzas estamos projetando mais de 5 mil empregos de policiais”.
Os blocos que terão maior efetivo serão Virgens de Tambaú, no domingo (04), com 650 policiais reforçando o policiamento; Muriçocas do Miramar, com mais de 700 policiais atuando na quarta-feira (07); Bloco Banho de Cheiro, no sábado (03) com um efetivo de 270 PMs; Bloco das Muriçoquinhas, com cerca de 160 policiais militares reforçando o esquema de policiamento durante o percurso do bloco e adjacências, na segunda (05); e na sexta-feira (09) cerca de 200 policias militares reforçando o esquema de segurança para o bloco Cafuçu.
Todos os tipos de policiamento serão empregados durante a operação, e os batalhões especializados como BOPE, Batalhão Ambiental, Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Trânsito e ainda a Companhia Especializada em Atendimento ao Turista estarão apoiando o reforço das ações.
Durante o Carnaval a população pode contar com o serviço de delegacia online www.delegaciaonline.pb.gov.br
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba