Com 66 ocorrências envolvendo explosões, assaltos e arrombamentos em 2018, a Paraíba registrou uma queda em relação ao número de registros em 2019 que representou o menor índice desde de 2015, sendo 22 ocorrências registradas. A diferença de uma redução de 44 casos entre ambos os anos é mostrada pelo mapeamento feito no ‘Mapa da Violência’ do Sindicato dos Bancários da Paraíba.
A queda é acentuada desde o início do registro dessas ocorrências quando foram apontados 105 em 2016, 81 em 2017, 66 em 2018 e 22 em 2019.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida existem diversos motivos para isso entre a atuação policial que dá mais segurança e que realizou operações desarticulando diversas quadrilhas especializadas em ataques aos bancos, até mesmo a inativação de agências bancárias que foram alvos desses crimes.
“Alguns bancos têm uma política de retirar o dinheiro de agências que são assaltadas. Esses locais passam a funcionar apenas com serviços burocráticos ou com atendimentos que não envolvam dinheiro em papel. Essa atitude atinge principalmente a população que reside no interior, pois isso prejudica toda a cadeia comercial além dos próprios usuários, que precisam se deslocar até outros municípios para conseguir sacar seu dinheiro”, criticou.
Ao todo em 2019 foram 11 explosões de caixas eletrônicos, dois assaltos, cinco arrombamentos, três tentativas de assalto e uma saidinha de banco.
Fonte: Sindicato dos Bancários
Créditos: Sindicato dos Bancários