Um novo transplante de fígado foi realizado na Paraíba. O beneficiado foi um aposentado de 63 anos, que recebeu alta hospitalar terça-feira (22). Ele tratava da doença no fígado há dois anos e estava na lista de transplantes há dois meses. O órgão transplantado foi coletado de uma mulher que havia recebido diagnóstico de morte cerebral.
Realizado no dia 15 deste mês no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, o transplante teve duração de seis horas, tempo considerado satisfatório para esse tipo de procedimento. O paciente foi assistido por uma equipe de 10 profissionais, chefiados pelo cirurgião do aparelho digestivo Cássio Virgílio Cavalcante de Oliveira.
O transplante de fígado é a cirurgia mais complexa a que um ser humano pode ser submetido. Até o momento, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que foi o primeiro a fazer transplante de fígado na Paraíba, realizou 96 procedimentos. Referência em alta complexidade, a unidade conta com uma estrutura que inclui um moderno Centro Cirúrgico, seis Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Centro de Diagnóstico por Imagem, entre outros serviços essenciais a esse tipo de cirurgia.
Fonte: Assessoria