O governador João Azevêdo (Cidadania), detalhou, na manhã desta terça-feira (23), pontos que irão aparecer no decreto que estabelecerá novas medidas de combate ao novo coronavírus no Estado. Entre as medidas, ficará oficialmente decretado o toque de recolher das 22h às 5h. Além disso, ficará estabelecido também um novo horário de funcionamento para os shoppings.
Em entrevista à TV Cabo Branco, ele garantiu que as medidas que estarão contidas na publicação são destinadas aos municípios que se encontram nas bandeiras laranja e vermelha, conforme a última avaliação divulgada no sábado (20) pela secretaria estadual de saúde. Ao todo, são 144 cidades.
Confira as medidas:
Toque de recolher: Acontecerá o toque de recolher das 22h às 5h nesses municípios. O deslocamento de pessoas que trabalham em atividades essenciais e que precisam se locomover no horário determinado estará garantido.
Bares, restaurantes e similares: Funcionarão das 6h até às 16h, podendo funcionar das 16h às 22h por meio de delivery, ou com com o cliente podendo buscar o pedido diretamente no estabelecimento.
Horário de funcionamento de shoppings: Shoppings terão o horário alterado, passando de 9h às 21h, para que seja possível realizar o toque de recolher.
Aulas presenciais: Previstas para começar no dia 1º de março na rede estadual de ensino, as aulas presenciais estão suspensas. No entanto, o governador destacou que estão suspensas aulas presenciais no ensino superior, médio e fundamental II.
Já para alunos dos ensinos iniciais, pré-escolas e creches estão autorizadas a funcionar de forma presencial. Pais das crianças poderão optar por continuar no modelo presencial ou não.
Missas, cultos, festas e eventos esportivos: Não poderão acontecer durante os 15 dias de duração do decreto.
Orla: O governador explicou que o fechamento da orla proibirá pessoas de utilizarem a calçada das praias e as ciclovias.
O que permanece funcionando
Salões de beleza, barbearias e semelhantes, continuarão funcionando, mediante agendamento.
Academias e escolas esportivas para crianças também permanecerão funcionando.
Hotel e pousada poderão continuar recebendo hóspedes. Seus restaurantes poderão atender somente aos clientes já hospedados.
Construção civil, indústrias e Call Centers poderão continuar em funcionamento.
João disse ainda que o decreto deve ser publicado nesta terça-feira (23) no Diário Oficial do Estado (DOE), com suas medidas começando a valer a partir desta quarta-feira (24), seguindo até o dia 10 de março.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba