Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio da Arapuan, nesta quarta-feira (12), a nova superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) na Paraíba, Diovana Nogueira, detalhou o funcionamento do órgão na Paraíba e no Brasil.
Auditora federal, ela destacou que a presença da mulher na CGU tem aumentado nos últimos anos. Hoje ela é uma das sete mulheres superintendentes da CGU nos estados.
Ela explicou que a função da CGU é o controle interno da União. Na sua avaliação, a Controladoria apresentou “uma evolução muito grande” nas fiscalizações de gastos internos da União, citando que controles internos que inibem falhas humanas têm crescido.
Mas não só isso, Diovana também explicou que a CGU também tem outras áreas de atuação, como ações preventivas, educativas, de controle social e de transparência, como a Lei de Acesso à Informação.
Diovana disse que qualquer recurso federal que é encaminhado para estados, municípios ou entidades filantrópicas, hospitais etc. são passíveis de fiscalização da CGU.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba