A televisão Brasileira comemora nesse mês de setembro seus 70 anos. E as mudanças não foram poucas. As novas tecnologias, novas ferramentas, novas possibilidades que surgem nos deixam cada vez mais surpresos.
Foi através de Assis Chateaubriand, que a televisão deu seus primeiros passos na Paraíba, em setembro de 1963, quando ele trouxe o sinal, e a televisão começou a funcionar entrou em fase experimental. O jornalista Gilson Souto Maior acompanhou a chegada na TV na Paraíba. Ele foi um dos primeiros âncoras, e viveu todas as mudanças que o novo meio trouxe. Para Gilson fazer jornalismo naquela época era muito mais difícil, mas era a realidade do momento e eles precisavam se adaptar, aprendendo como fazer o jornalismo da melhor forma.
“Vocês conhecem a realidade de hoje, eu conheço o ontem e o hoje, vivi a televisão quando os comerciais eram feitos por slides”
Em 14 de março de 1966 a TV Borborema foi inaugurada oficialmente. Ela permaneceu como emissora da Rede Tupi até o mês de julho de 1980, quando mesma foi extinta. Diferente de várias afiliadas a Rede, que foram cassadas por questões políticas e financeiras, a TV Borborema conseguiu se manter e integrou a Rede de Emissoras Independentes, liderada pela TV Record de São Paulo e TVS Rio de Janeiro. Em seguida, a primeira televisão do Estado filiou-se a Rede Globo, permanecendo até o dia 31 de dezembro de 1986, quando perdeu a concessão para a TV Paraíba,, que foi inaugurada na capital. Em 1987 a tv Borborema tornou-se afiliada da Rede Manchete e em 1989 mudou para a SBT, onde permanece até hoje.
Acompanhe a entrevista completa com Gilson Souto Maior:
https://youtu.be/-HNGTjiVdyg
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba