No Dia Mundial da Água, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) se uniu à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na solenidade de lançamento de cadernos didáticos do Projeto Proágua. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), na sede do Campus de Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE).
“O projeto Proágua Rural garante às comunidades rurais o acesso a água potável com o intuito de deixar para trás a realidade do carro-pipa na região. Esse projeto passou por algumas dificuldades, por conta da desestruturação da Funasa no ano passado, mas tem sido retomado, e para nós da Funetec é motivo de muito orgulho realizar essa gestão e ver que o impacto social é tão importante para o nosso trabalho na região do Vale do São Francisco”, ressaltou Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec.
Através dos cadernos didáticos do Projeto Proágua Rural, a Univasf busca difundir informações sobre saneamento de forma acessível para o público em geral e que podem ser utilizadas em pesquisas acadêmicas sobre a importância da água potável e de qualidade para todos.
“As comunidades precisam ser preparadas para receber esse tipo de tecnologia. E aí, nós, do projeto, fazemos intervenções que garantam a funcionalidade dos sistemas, a potabilidade e a universalização, que é levar água para essas comunidades rurais”, explicou o professor Anderson Miranda de Souza, coordenador do Proágua da Univasf.
Há um ano, o Projeto Proágua tem transformado a realidade de comunidades rurais em 70 municípios de Pernambuco e mais seis estados do semiárido brasileiro. Por meio da instalação de tecnologias sociais, como a captação de água de postos artesianos e barreiros, o Proágua tem feito a diferença na vida de pessoas como o agricultor Enildo da Silva: “a água está chegando com melhor qualidade em nossas casas, proporcionando benefícios à saúde de todos nós”, celebrou.
Assessoria de Imprensa.