NU COM A MÃO NO BOLSO

NO CONDE: Decreto torna pago estacionamento na praia de Tambaba

Começou a valer nesta sexta-feira (7) a cobrança de estacionamento rotativo na Zona Verde da praia de Tambaba, no Conde, Região Metropolitana de João Pessoa. Tambaba é a primeira praia naturista do Nordeste e a única na Paraíba.

Conforme a prefeitura do município, a medida obedece a um decreto municipal de 2019 que institui e regulamenta o sistema de estacionamento rotativo pago de veículos nas vias e logradouros públicos do município.

Segundo o órgão, a medida tem o objetivo de ordenar o estacionamento, o compartilhamento do espaço público, a regularização e a padronização da cobrança, além de melhorar a segurança pública e a manutenção dos espaços públicos.

A cobrança do estacionamento vai ser feita por meio de tickets de estacionamento, no horário das 9h às 18h, todos os dias da semana. As taxas custam R$ 3, para até duas horas de duração, e R$ 5, para até cinco horas de duração do estacionamento.

O pagamento da taxa deve ser feito no estacionamento de Tambaba, solicitando aos operadores de venda, que são cadastrados e identificados, o ticket correspondente ao tempo desejado. Os moradores e empresas do Conde que estejam com impostos municipais em dia podem adquirir tickets diretamente na Prefeitura, com desconto de 40%, limitados a 20 tickets por mês.

Segundo o texto do decreto, estão dispensados do pagamento pelo estacionamento rotativo os táxis; os veículos de transporte alternativo e lotados no município, identificados e estacionados em seus respectivos pontos; ciclomotores, motonetas e triciclos, desde que estacionados nas áreas privativas, reservadas e sinalizadas; veículos em serviço de carga e descarga de mudança, se autorizados; e vans e ônibus parados em vagas destinadas a embarque e desembarque de passageiros.

Ainda de acordo com a prefeitura, um monitor de estacionamento da Coordenadoria de Mobilidade e Trânsito do Conde vai estar à disposição da população, no estacionamento, para tirar dúvidas.

Fonte: G1 Paraíba
Créditos: G1 Paraíba