O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB), Claudio Furtado, anunciou que vai seguir a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE), acerca da progressão dos alunos para a série seguinte, devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, nenhum estudante será reprovado. Conforme Furtado, a medida visa reduzir os índices de desistência e evasão escolar. A informação está publicada em matéria do Jornal da União, divulgada neste sábado (19).
“É a única maneira de não deixar ninguém no caminho. A partir do momento que se faz isso, reduz-se o número de desistência e evasão”, explicou.
Sobre os conteúdos não absorvidos pelos estudantes durante o ano letivo vigente, o secretário destacou que eles serão ofertados no próximo. Claudio ainda anunciou que será feita uma avaliação da situação pedagógica no Estado para estabelecer os esforços necessários.
“É o que chamamos de Itinerário Contínuo 2020 e 2021. Nossa proposta é avaliar a situação pedagógica em toda a rede para estabelecer esse reforço de acordo com cada necessidade”, afirmou.
O secretário ainda adiantou a possibilidade de um quarto ano do ensino médio, caso os estudantes que estão indo para universidade queiram reforçar os conteúdos.
“São alunos que estão saindo para a universidade e por isso estamos avaliando essa possibilidade, daqueles que sentirem necessidade terem a oportunidade de rever conteúdos”, pontuou.
Nas 660 escolas da rede os 250 mil alunos estão cumprindo as últimas atividades antes do encerramento do ano letivo, em 17 de janeiro.
Fonte: Com informações do Jornal da União
Créditos: Com informações do Jornal da União