pandemia

Na Paraíba as decisões são tomadas baseadas na ciência, diz João ao apresentar plano de retomada da economia - VEJA VÍDEO

A política de isolamento social mais rígida se estende aos municípios de João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Santa Rita e Pitimbu

Em live, o governador João Azevedo anuncia neste domingo (31), o plano de retomada da economia no Estado da Paraíba. As medidas serão tomadas após o período de isolamento mais rígido que se inicia próxima segunda-feira (1), vai até o dia 14 de junho e tem o objetivo de reduzir a velocidade de propagação do novo coronavírus.

A política de isolamento social mais rígida se estende aos municípios de João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Santa Rita e Pitimbu para o enfrentamento mais eficaz da pandemia e proliferação da Covid-19, com o controle da circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas.

De acordo com João, o plano de retomada da economia na Paraíba foi discutido com o Comitê Cientifico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste. “Serão apresentadas quatro bandeiras de classificação com a utilização de quatro conjuntos de indicadores comportamentais e epidemiológicos de cada município da Paraíba. Cada a cada prefeito seguir as orientações de classificação de para evoluir na condição pré-existente e ser estabelecido o “novo normal” em sua cidade”.

Bandeiras para identificar os municípios que podem liberar comércio

A Paraíba terá as bandeiras verde, amarela, vermelha e preta. A cidade que se enquadrar na verde poderá liberar todo os setores do comércio, mediante assinatura de um protocolo, onde estão estabelecidas regras como uso de máscaras e distanciamento social. Aqueles que estiverem dentro da bandeira amarela terão restrições de algumas atividades e manterão o mesmo protocolo de uso de máscaras e distanciamento social dos da bandeira verde. Os que ainda estiverem com alto índice de casos entrarão na bandeira vermelha e só poderão manter abertos os serviços essenciais. Os municípios com mais gravidade da doença vão para a bandeira preta e entre as medidas poderão adotar inclusive o lockdown.

Para adotar essas bandeiras, o governo fez um estudo e analisará os gráficos dos números da doença. A cada 15 dias esses índices serão avaliados para atualizar a bandeira dos municípios.