A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) participa do Mobile World Congress (MWC23) – o maior evento de conectividade do mundo realizado nesta semana em Barcelona. Atendendo ao convite da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), a Funetec é representada pelo seu diretor de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Epitácio Brito. Ele integra a delegação da região Nordeste (BR) formada pelo reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Wally Menezes, e Neyrobson Lima, do Instituto Iracema, entre outros representantes de universidades e institutos federais de ensino.
“Esse é o maior evento de conectividade do mundo. Nele estamos discutindo as novas tecnologias e discutindo parcerias entre as empresas do mercado mundial, a fundação e as entidades apoiadas. As discussões são exitosas e as projeções são excelentes. As perspectivas de projetos e de aportes de recursos para o Nordeste são muito boas”, disse Epitácio Brito, diretor da Funetec.
Uma das parceiras do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Funetec – a Huawei – em parceria com a Softex e a Teleco, apresentou nesta quarta-feira (1º) no MWC23 o whitepaper “F5G – O Brasil Conectado”. O lançamento contou com a participação de Sun Baocheng, presidente da Huawei Brasil; Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina e Caribe; Carlos Lauria, diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Huawei; Ruben Delgado, presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, além de integrantes da delegação brasileira, executivos e jornalistas.
O F5G (fixed 5G) foi proposto pela primeira vez no MWC Shanghai em 2019. Anos depois, tornou-se um consenso da indústria, assim como o 5G. O mercado brasileiro de banda larga fixa encontra-se no estágio inicial da era F5G e teve um crescimento notável ao longo dos últimos anos. Com um crescimento médio de 7% desde 2014, a assinatura de banda larga fixa totalizou 42,1 milhões no primeiro trimestre de 2022. Nos últimos dez anos, a fibra óptica tornou-se a tecnologia mais utilizada no mercado de banda larga fixa. Segundo dados da Conexis, entre os mais de 40 milhões de assinantes de banda larga fixa até 2022, até 65% terão acesso à tecnologia de fibra óptica. Nos últimos 10 anos, o acesso à fibra óptica cresceu cerca de 28 vezes para os atuais 27,7 milhões de usuários.
A participação nacional no MWC23 é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e conta com o apoio do apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.
Fonte: Ascom Funetec-PB
Créditos: Polêmica Paraíba