Usuários que utilizam dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 24 municípios da 6º Gerência Regional de Saúde de Patos e que necessitam de cirurgia de catarata começaram, nesta quinta-feira, (10/08), a receber o tratamento da visão. O mutirão é uma ação da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais.
As cirurgias acontecerão em duas etapas, a primeira acontece nos dias 10 e 11 de agosto e a segunda no mês de setembro, totalizando 500 cirurgias. Dentro desse total, o município de Patos recebeu 100 vagas.
De acordo com a gerente de regulação, controle e avaliação, Irlla Wanessa Bitu, a Secretaria de Saúde do município fica encarregada de fazer a triagem nas Unidades Básicas de Saúde, envia para a atenção especializada e repassa a demanda à Gerência Regional de Saúde. Também fica na responsabilidade do município os exames de risco cirúrgico e o transporte dos pacientes que são contemplados com o mutirão.
A paciente do Mutirão de cirurgia de catarata, Maria Gorete de Sousa, comentou a qualidade do atendimento. “O pessoal que está a frente dessa ação está de parabéns. Agradeço o excelente atendimento conosco. Sem esse pessoal, jamais teríamos essa vantagem de realizar esse procedimento e enxergar novamente”, disse.
A Gerência de Saúde orienta as pessoas interessadas que logo que for detectada a necessidade de cirurgia de catarata, procurem sua unidade de saúde, faça seu cadastro e aguarde pelo próximo mutirão.
Créditos: Assessoria