O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou que 12 cidades paraibanas decretem lockdown e proíbam a comercialização de bebidas alcóolicas como medidas para conter o avanço da Covid-19 nesses locais. A recomendação é da promotora de justiça Ana Maria de França Cavalcante, da Promotoria de Sousa.
A recomendação foi direcionada às prefeituras de Aparecida, Joca Claudino, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Poço Dantas, Sousa, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis e Uiraúna. Segundo o MPPB, a recomendação é para um lockdown de 7 dias.
Ana Maria lembrou que esses municípios, com exceção de Uiraúna que está enquadrado na bandeira vermelha, passaram à bandeira laranja de atenção da Covid-19, devido ao elevado número de novos casos e do crescente quantitativo de óbitos, segundo o Plano Novo Normal.
Além da restrição de circulação de pessoas, foi recomendado a proibição da venda de bebidas alcoólicas após as 16h e durante o final de semana nessas cidades. Segundo a promotora, algumas pessoas adquirem as bebidas nas cidades para promover eventos particulares em sítios e chácaras, gerando aglomeração.
Na recomendação, a representante do MPPB, destaca que 100% dos leitos para covid-19 estão preenchidos e que há um excedente de pacientes aguardando leitos, compreendendo um déficit de mais de 10% da capacidade das unidades de referência do município-polo (Sousa).
Clique aqui e confira o documento na íntegra.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba