apelo

Movimentos culturais de Cabedelo lançam manifesto contra privatização da Fortaleza de Santa Catarina

Movimentos culturais de Cabedelo lançam manifesto contra privatização da Fortaleza de Santa Catarina

Um grupo formado por dezenove entidades culturais de Cabedelo e da Paraíba publicaram uma carta aberta apelando às autoridades do estado para que intervenham contra a privatização da Fortaleza de Santa Catarina, principal monumento histórico do município.

A iniciativa de privatização do local partiu do Governo Federal com o objetivo de receber o projeto-piloto do Programa Revive, a partir de contratos de concessão pública.

O manifesto apela aos deputados federais e estaduais paraibanos, Governo do Estado, Prefeitura e vereadores de Cabedelo que impeçam “esse ato de desrespeito contra a memória do Povo de Cabedelo.

Também está disponível na internet uma petição pública contra a privatização do monumento histórico.

Leia a íntegra da carta aberta a seguir:

CARTA ABERTA AOS REPRESENTANTES DO ESTADO DA PARAÍBA NO CONGRESSO NACIONAL, AO GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA, AOS PARLAMENTARES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA-PB, AO PREFEITO E AOS VEREADORES DA CIDADE DE CABEDELO.

O Governo Federal anunciou recentemente a privatização da Fortaleza de Santa Catarina, patrimônio nacional instalada na cidade de Cabedelo, para receber o “Projeto-Piloto do Programa Revive” a partir de contratos de concessão pública. Essa decisão aconteceu numa reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), realizada na tarde da quarta-feira (10/06) e contou com a participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A iniciativa intempestiva do Ministério do Turismo desconhece por inteiro o trabalho realizado pela Fundação Fortaleza de Santa Catarina e todo o histórico de conquista dos setores organizados da sociedade civil do Município de Cabedelo e do Estado da Paraíba, por meio das entidades e movimentos de cultura que integram a Associação Artístico e Cultural de Cabedelo – AACC, para a revitalização e pleno funcionamento desse patrimônio histórico e cultural, a partir de 1991.

De 1991 até os dias de hoje, foram crescentes e regulares as atividades desenvolvidas pela a AACC e a Fundação Fortaleza Santa Catarina, desde a limpeza do mato que campeava toda a área interna e externa do espaços da Fortaleza até a realização permanente de uma programação atividades artísticas, passando pelo atendimento diário aos visitantes e turistas de todos os lugares e pela reestruturação dos sistemas hidráulico e elétrico do imóvel.

O conjunto de ações de restruturação da antiga Fortaleza teve o apoio fundamental de instituições como o IPHAN, Governo do Estado da Paraíba e a Arquidiocese Paraibana, mas também do comércio e das pessoas simples da cidade de Cabedelo que contribuíram com serviços de alvenaria, eletricidade, limpeza dentre outros apoios.

Em nome desse histórico de luta pela preservação do Patrimônio Histórico Cultura e Artístico da Paraíba, empreendida nos últimos 29 anos de atuação dos setores organizados da Cultura em Cabedelo e no Estado, solicitamos o apoio dos Parlamentares Paraibanos no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa, do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cabedelo para impedir esse ato de desrespeito contra a memória do Povo de Cabedelo.

DIGA NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA FORTALEZA SANTA CATARINA – CABEDELO/PB:
https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=naoprivatizafsc

Paraíba, 24 de junho de 2020.

(Segue abaixo assinado)
ASSINAM ESTA CARTA:
Frente Popular do Estado da Paraíba
Sede – João Pessoa – PB
Associação Artístico Cultural de Cabedelo – AACC
Cabedelo – PB
Fundação Fortaleza de Santa Catarina
Cabedelo – PB
Grupo de Teatro Amador Padre Alfredo Barbosa – GTAAB
Cabedelo – PB
Movimento de Música Popular de Cabedelo – MUSIPOC
Cabedelo – PB
Associação Cabedelense Para Cidadania – ACICA
Cabedelo – PB
Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas – SCEP
Cabedelo – PB
Projeto e Arte e Cultura Catarina – COEX/PRAC/UFPB
Cabedelo – PB
Associação dos Artesãos de Cabedelo – AARTEC
Cabedelo – PB
Associação dos Amigos da Natureza – APAN
João Pessoa – PB
Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo – ABRAJET-PB
João Pessoa – PB
Grupo Tradicional da Nau Catarineta
Cabedelo – PB
Grupo de Coco de Roda do Mestre Benedito
Cabedelo – PB
Grupo Lapinha Jesus de Nazaré
Cabedelo – PB
Grupo Tambores do Forte
Cabedelo – PB
Grupo de Cultura Popular Boi Formoso
Cabedelo – PB
Grupo de Danças Folclóricas Arte e Cultura Catarina
Cabedelo – PB
Grupo Caá Puêra Semente Crioula
Cabedelo – PB
Escola Mukambu de Capoeira Angola Paraíba
Cabedelo – PB

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba