Um grupo formado por dezenove entidades culturais de Cabedelo e da Paraíba publicaram uma carta aberta apelando às autoridades do estado para que intervenham contra a privatização da Fortaleza de Santa Catarina, principal monumento histórico do município.
A iniciativa de privatização do local partiu do Governo Federal com o objetivo de receber o projeto-piloto do Programa Revive, a partir de contratos de concessão pública.
O manifesto apela aos deputados federais e estaduais paraibanos, Governo do Estado, Prefeitura e vereadores de Cabedelo que impeçam “esse ato de desrespeito contra a memória do Povo de Cabedelo.
Também está disponível na internet uma petição pública contra a privatização do monumento histórico.
Leia a íntegra da carta aberta a seguir:
CARTA ABERTA AOS REPRESENTANTES DO ESTADO DA PARAÍBA NO CONGRESSO NACIONAL, AO GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA, AOS PARLAMENTARES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA-PB, AO PREFEITO E AOS VEREADORES DA CIDADE DE CABEDELO.
O Governo Federal anunciou recentemente a privatização da Fortaleza de Santa Catarina, patrimônio nacional instalada na cidade de Cabedelo, para receber o “Projeto-Piloto do Programa Revive” a partir de contratos de concessão pública. Essa decisão aconteceu numa reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), realizada na tarde da quarta-feira (10/06) e contou com a participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
A iniciativa intempestiva do Ministério do Turismo desconhece por inteiro o trabalho realizado pela Fundação Fortaleza de Santa Catarina e todo o histórico de conquista dos setores organizados da sociedade civil do Município de Cabedelo e do Estado da Paraíba, por meio das entidades e movimentos de cultura que integram a Associação Artístico e Cultural de Cabedelo – AACC, para a revitalização e pleno funcionamento desse patrimônio histórico e cultural, a partir de 1991.
De 1991 até os dias de hoje, foram crescentes e regulares as atividades desenvolvidas pela a AACC e a Fundação Fortaleza Santa Catarina, desde a limpeza do mato que campeava toda a área interna e externa do espaços da Fortaleza até a realização permanente de uma programação atividades artísticas, passando pelo atendimento diário aos visitantes e turistas de todos os lugares e pela reestruturação dos sistemas hidráulico e elétrico do imóvel.
O conjunto de ações de restruturação da antiga Fortaleza teve o apoio fundamental de instituições como o IPHAN, Governo do Estado da Paraíba e a Arquidiocese Paraibana, mas também do comércio e das pessoas simples da cidade de Cabedelo que contribuíram com serviços de alvenaria, eletricidade, limpeza dentre outros apoios.
Em nome desse histórico de luta pela preservação do Patrimônio Histórico Cultura e Artístico da Paraíba, empreendida nos últimos 29 anos de atuação dos setores organizados da Cultura em Cabedelo e no Estado, solicitamos o apoio dos Parlamentares Paraibanos no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa, do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cabedelo para impedir esse ato de desrespeito contra a memória do Povo de Cabedelo.
DIGA NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA FORTALEZA SANTA CATARINA – CABEDELO/PB:
https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=naoprivatizafsc
Paraíba, 24 de junho de 2020.
(Segue abaixo assinado)
ASSINAM ESTA CARTA:
Frente Popular do Estado da Paraíba
Sede – João Pessoa – PB
Associação Artístico Cultural de Cabedelo – AACC
Cabedelo – PB
Fundação Fortaleza de Santa Catarina
Cabedelo – PB
Grupo de Teatro Amador Padre Alfredo Barbosa – GTAAB
Cabedelo – PB
Movimento de Música Popular de Cabedelo – MUSIPOC
Cabedelo – PB
Associação Cabedelense Para Cidadania – ACICA
Cabedelo – PB
Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas – SCEP
Cabedelo – PB
Projeto e Arte e Cultura Catarina – COEX/PRAC/UFPB
Cabedelo – PB
Associação dos Artesãos de Cabedelo – AARTEC
Cabedelo – PB
Associação dos Amigos da Natureza – APAN
João Pessoa – PB
Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo – ABRAJET-PB
João Pessoa – PB
Grupo Tradicional da Nau Catarineta
Cabedelo – PB
Grupo de Coco de Roda do Mestre Benedito
Cabedelo – PB
Grupo Lapinha Jesus de Nazaré
Cabedelo – PB
Grupo Tambores do Forte
Cabedelo – PB
Grupo de Cultura Popular Boi Formoso
Cabedelo – PB
Grupo de Danças Folclóricas Arte e Cultura Catarina
Cabedelo – PB
Grupo Caá Puêra Semente Crioula
Cabedelo – PB
Escola Mukambu de Capoeira Angola Paraíba
Cabedelo – PB
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba