Morreu no último domingo (28), em Pernambuco, o empresário Marcílio Tavares de Melo, aos 91 anos, de problemas no coração. Ele era o quarto filho homem de uma família de sete, formada pelo casal Arthur e Helena Hardman. O casal também teve – pela ordem de nascimento – Vinício, Virgílio, Murilo, Silvio, Romildo, Zequinha, e a única mulher do clã, Terezinha. Marcílio era casado com Jeanne (também já falecida) e pai de três filhos e uma filha. As informações são do Jornal do Commercio.
Marcílio Tavares foi o criador de uma das mais icônicas marcas de alimentos, a Maguary, da qual ele participou desde a formação, como produtora de frutas no município de També, na Paraíba. Depois, atuou como diretor da Indústrias Alimentícias Maguary e, a seguir, da Kibon-Sorvane, que produziu a linha de sorvetes e picolés que durante anos liderou absoluta no Brasil.
Atualmente, ele liderava a Companha Alimentícia do Vale, que fica em Lucena, na Paraíba, e que é dona das marcas Coco do Vale e Sabor Nordeste sendo proprietária de mais de 320 mil coqueiros. A empresa produz água de coco em caixinha, óleo de coco, coco ralado, leite de coco e flocos de coco.
O nome Maguary é originário de um pássaro da região do Nordeste. O nome Maguary como marca comercial surgiu de uma viagem de Marcílio ao Rio de Janeiro, onde visitou um amigo, Bartolomeu Anacleto, que ao saber que a região onde a indústria havia se instalado (Pedras de Fogo), pertenceu ao antigo engenho Maguary. Surgiu, então, a Indústrias Alimentícias Maguary Ltda.
Fonte: Polêmica Paraíba com JC.NE10
Créditos: Polêmica Paraíba com JC.NE10