“Sou uma das fundadoras do bairro do Valentina e espero por essa obra há vários anos, pois vai ajudar nosso comercio e as pessoas que andam de ônibus. Na gestão do nosso prefeito Cicero Lucena, se Deus quiser, o terminal vai funcionar beneficiando a todos da região”, declarou a comerciante Rita de Cassia Vieira. Foi com essa expectativa que Rita de Cassia, mais conhecida como Rita da Tapioca, falou com entusiasmo sobre a obra do novo Terminal de Integração do Valentina, que será retomada pela Prefeitura de João Pessoa.
Com o objetivo de analisar de perto a situação atual e ampliando o diálogo com a população, as equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizaram, nesta quinta-feira (3) uma visita técnica na obra do Terminal de Integração do Valentina de Figueiredo. O processo licitatório está em andamento e serão investidos R$3,8 milhões para a construção do novo terminal com recursos próprios da Semob, beneficiando mais de 130 mil pessoas, que diariamente utilizam o transporte coletivo da Capital.
A visita contou com a presença do superintendente, George Morais e do secretário de Infraestrutura (Seinfra), Rubens Falcão, que na ocasião verificaram as instalações, que estão paralisadas desde o início do ano passado.
O superintendente da Semob falou que após um ano e meio de obras paralisadas, a atual gestão da prefeitura da Capital deu o ponta pé inicial para que o terminal seja entregue a população o mais rápido possível com previsão de execução de 12 meses, com recursos próprios da Semob.
“Contemplaremos não só o transporte coletivo com planejamento eficiente e melhor distribuição de linhas proporcionando um maior serviço, como também com equipamentos de lazer com campo de futebol, pista de cooper, academia de ginástica, vestiários e banheiros, sendo um compromisso que será cumprido pela gestão do prefeito Cicero Lucena”, ressaltou.
O secretário da Seinfra, Rubens Falcão, disse que a visita técnica foi para acompanhar os preparativos do início da obra do terminal, que não é só terminal e sim um grande equipamento para toda a comunidade do Valentina.
“Trouxemos a nossa equipe de engenharia que vai acompanhar com relatórios semanais para que a Semob possa verificar o andamento. Essa obra foi um esforço muito grande para conseguir os recursos necessários para a realização que vai trazer uma maior mobilidade para o transporte público de todos os bairros da região”, afirmou.
Quem estava acompanhando também a visita técnica foi um dos membros do grupo de mobilidade urbana do Valentina, Sérgio Villar. “A população vai ser a grande beneficiada com a obra que vai resolver parte dos problemas em todas as comunidades ao redor do bairro, facilitando assim a locomoção das pessoas para as vias principais do bairro”, falou.
Projeto – Na terça-feira (2), a Seinfra recebeu cinco propostas para execução do serviço do novo Terminal de Integração do Valentina. O prazo para conclusão das obras é de 12 meses. No projeto, desenvolvido pela Diretoria de Planejamento da Semob-JP, está previsto que esta seja a primeira integração da cidade, com área para prática de esporte e lazer.
Além de atender os passageiros com pelo menos 10 linhas de ônibus que passarão no local, em uma área anexa à nova integração, terão equipamentos em uma academia ao ar livre, campo de futebol profissional, pista de coorper e sistema de drenagem.
Linhas de ônibus – Os moradores do Valentina Figueiredo e região, atualmente, contam com 11 linhas de ônibus, sendo estas: 118, 120, 1519, 5120, 1500, 5100, 2300, 3200, I 04, I 08 e 9901.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba