O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (12), a presença da variante brasileira do coronavírus em pelo menos 10 estados do Brasil. São eles: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Ainda segundo o órgão, quinze outros países já identificaram a mutação brasileira.
A secretaria de estado de Saúde da Paraíba informou na última quarta-feira (10) que identificou três casos da cepa brasileira. A variante foi observada, em um desses casos, de um paciente que estava em Manaus, cidade onde a mutação apareceu pela primeira vez.
O Ministério da Saúde divulgou também que outra variante, encontrada inicialmente no Reino Unido, já foi identificada no Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
A variante amazonense foi identificada em Manaus no início de janeiro em quatro turistas japoneses que viajavam pelo estado. Estudos iniciais apontam que essa variante tem um poder maior de transmissão se comparada ao vírus originário do covid-19, o SARS-CoV-2.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba