Morreu nesta terça-feira (11) o artista plástico Unhandeijara Lisboa. Ele era escultor, xilogravador, fotógrafo e fundador e atual presidente do Clube da Gravura da Paraíba. Familiares confirmaram que o velório do importante agitador cultural ocorre na Central de Velórios Rosa de Saron, em Jaguaribe. A causa da morte não foi divulgada.
Logo após a divulgação da morte, amigos de Unhandeijara Lisboa se manifestaram pelas redes sociais. “Acabo de receber a notícia da morte do meu amigo-irmão, o grande artista visual Unhandeijara de Carvalho Lisboa. Estou muitíssimo triste, e sei que ,do mesmo modo, estão tristes todos os colegas artistas. Nandy foi o permanente e forte guerreiro das artes, que nos deixa um fabuloso legado. Juntos fundamos o nosso Clube da Gravura da Paraíba, que há quase quarenta anos reuniu grandes gravadores paraibanos e de outros estados, produzindo trabalhos memoráveis. Nandy foi e continuará sendo um dos nossos grandes mestres. Resta-nos dar continuidade ao seu trabalho e, assim, faremos. NANDY, PRESENTE!”, postou o economista e artista plástico, Martinho Campos.
“Morre um dos mestres da gravura na Paraíba. Unhandeijara Lisboa, atual Presidente do Clube da Gravura da Paraíba. Que vá em paz e gratidão por tudo Nandi. Sua presença dignificou o mundo. Ter sido seu contemporâneo foi uma honra. Meus sinceros pêsames aos familiares e amigos”, escreveu o professor Ivaldo Gomes.
“Hoje mais um velho amigo encantou-se… Boa jornada, Mestre Nandi! Cumpriste com maestria o teu período neste planeta. Meu amigo velho Unhandeijara Lisboa de longas datas (mais de 50 anos), em bons tempos e em tempos difíceis. Meus sentimentos para a família”, postou o artista plástico Bruno Steinbach.
Fonte: Portal WSCOM
Créditos: Portal WSCOM