consumismo

Mês das crianças: PROCON oferece dicas visando o consumo consciente na infância

O consumismo desenfreado faz parte da vida de milhares de brasileiros.

O consumismo desenfreado faz parte da vida de milhares de brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo instituto Akatu em 2018, aponta que mais de 70% da população brasileira não pratica o consumo de maneira consciente. Esse hábito é estimulado pela influência de propagandas abusivas que associam o consumo à felicidade, impondo a ideia de como certos produtos ou serviços são capazes de tornar a vida melhor.

Devido aos avanços tecnológicos, crianças e adolescentes estão cada vez mais expostos à mídia, dessa forma, acabam sendo motivados também a consumirem de modo inconsequente, já que por não terem noção sobre o assunto, e em grande maioria, nem exemplos de adultos conscientes em relação ao consumo em casa.

Por sua vez, o PROCON Paraíba, mais precisamente, a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba, lançou a campanha nesse mês, intitulado de “Mês das crianças”, voltada para promover o consumo consciente desde a infância, dando dicas na hora de realizar as suas compras. No site do PROCON-PB é possível ter acesso ao Código do de Defesa do Consumidor da Criança do Instituto Proteste (CDC Mirim), juntamente com livros infantis em PDF para serem baixados, informando as crianças quais os direitos e deveres dos consumidores, mesmo tão jovens, de forma simples e divertida a compreensão infantil.

Além disso, atividades virtuais como brincadeiras, palavras cruzadas, jogos dos 7 erros e card’s informativos, estão disponíveis do site (http://procon.pb.gov.br/)  e no Instagram (https://www.instagram.com/proconpb/?hl=pt-br).

 

Fonte: Nathalia Souza
Créditos: Polêmica Paraíba