Os cemitérios da capital hoje ao contrário da maioria dos grandes centros ainda possuem vagas rotativas para sepultamentos.
João Pessoa hoje tem 6 cemitérios públicos, 4 em pleno funcionamento e 2 em situação de readequação.
Os dois cemitérios que estão em readequação são: Cemitério de Nossa Senhora Penha e o cemitério São Sebastião em Muçumagro.
Faltando três dias para o dia de finados, comemorado no dia 2 de novembro, Secretaria de desenvolvimento urbano (SEDURB) intensificou as manutenções nos cemitérios públicos da capital paraibana.
Dos quatro que estão em funcionamento apenas o Cemitério da Boa Sentença não possui mais vagas para sepultamento, apenas os jazigos já existentes recebem novos enterros.
A nossa equipe conversou com o diretor da Sedurb João Furtado que falou sobre o esquema de manutenção para o dia de finados. João destacou que todos os anos carpinagem, caiação e limpezas são feitos em todos os cemitérios. Os trabalhos de manutenção se intensificaram e além de limpeza, pintura e pequenas reformas, um esquema de mobilidade para garantir o acesso aos visitantes.
Cemitério histórico
O cemitério da Boa sentença é o mais antigo da capital ele foi tombado pelo Iphaep em dezembro de 2017.
História
O Cemitério Senhor da Boa Sentença está localizado numa área de 56 mil metros quadrados, com 15 quadras e mais de 7 mil túmulos. Lá estão os túmulos de ex-governadores da Paraíba como Antenor, Navarro, Rui Carneiro, João Agripino, Antônio Mariz e Tarcísio Burity. Também estão túmulos que são objeto de romaria como o da Menina Maria de Lourdes, que morreu aos 13 anos, na década de 1960, espancada pelos patrões da casa onde trabalhava, e do Padre Zé Coutinho.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba