Pandemia

Medidas do decreto atingirão 219 das 223 cidades paraibanas; saiba quem fica de fora

Um novo decreto estadual deve ser publicado nesta terça-feira (9) com medidas restritivas no enfrentamento à pandemia de covid-19. Autoridades disseram que o decreto terá como base as atuais medidas em vigor, mas que novas decisões devem ser acrescentadas. Uma ampliação garantida no texto de logo mais será o número de cidades envolvidas.

O motivo se dá pelo fato de que o atual decreto, de número 41.053, em vigor desde o dia 24 de fevereiro, utilizou como base a avaliação do Plano Novo Normal do governo do estado em vigência, que foi divulgada no dia 22 do mesmo mês. O decreto estipulava a medida apenas para as cidades classificadas nas bandeiras laranja e vermelha, o que à época representava 144 cidades (138 em bandeira laranja e seis em bandeira vermelha).

O decreto que será divulgado nesta terça-feira (9) permanecerá com o mesmo critério, conforme confirmou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, ao Polêmica Paraíba. Porém, em nova classificação divulgada no último sábado (6), o número de cidades em bandeira laranja e vermelha aumentou. Agora são 211 cidades na cor laranja e oito na vermelha, totalizando 219 municípios.

Com isso, apenas quatro cidades não serão incluídas no decreto de logo mais, por estarem em bandeira amarela: Baia da Traição, Barra de Santana, Mogeiro e São José dos Ramos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba