O mercado de produção e fornecimento de marmitas continua atraindo a atenção de pessoas interessadas em ter o próprio negócio. De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae, a partir de dados fornecidos pela Receita Federal, somente no ano passado foram abertos 940 novos pequenos negócios na Paraíba com foco nessa atividade, que recebe o nome técnico de “fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar”. Apesar de significativo, o número é inferior aos registrados nos dois anos anteriores, que correspondem ao período mais crítico da pandemia de coronavírus.
Segundo os dados, em 2022 os novos pequenos negócios do segmento estavam divididos da seguinte forma: 916 eram microempreendedores individuais (MEI); 21 eram microempresas (ME); e 3 se registraram na categoria de empresa de pequeno porte (EPP). Já no ano de 2021, quando foram abertos 1.316 pequenos negócios no segmento, 1.294 estavam formalizados como MEI, 21 eram microempresas e apenas 1 foi registrada na categoria de EPP.
Ainda conforme o levantamento do Sebrae, em 2020, primeiro ano da pandemia, o segmento voltado ao fornecimento de marmitas contou com a abertura de 1.147 pequenos negócios. Desse total, 1.127 eram microempreendedores individuais; 18 estavam formalizadas como microempresas; e outras 2 eram empresas de pequeno porte.
Esses números, segundo o Sebrae, demonstram a influência que a pandemia exerceu no crescimento da atividade, em 2020 e 2021, seja pelas mudanças no comportamento do consumidor, que recorreu com maior frequência ao delivery de comida, seja pela necessidade de pessoas que decidiram empreender durante esse período. Além disso, também contribuiu para a expansão do segmento o fato da produção de alimentos ser de baixa complexidade, podendo ser exercida como atividade principal ou como complemento de renda.
Já no atual cenário, a tendência é de estabilização no segmento, com a reacomodação do mercado e com o impacto da inflação no preço dos alimentos. Por essa razão, é importante que os empreendedores adotem estratégias para se manterem competitivos no mercado. É o que destaca a gerente regional do Sebrae/PB no Cariri, Madalena Arruda. Segundo ela, é importante que o empresário esteja atualizado sobre as tendências do mercado para atrair novos clientes e conseguir fidelizar seus consumidores.
“Além da variedade do cardápio, é importante estar atento aos movimentos do mercado. Uma das tendências, por exemplo, é a procura por uma alimentação mais saudável. Essa busca, que não se limita ao universo fitness, envolve também a oferta de alimentos mais nutritivos, com um cardápio equilibrado e a utilização de ingredientes de qualidade”, explicou.
Ainda conforme Madalena Arruda, também vale a pena apostar no equilíbrio entre simplicidade e criatividade. “O empreendedor pode utilizar a criatividade para oferecer pratos regionais ou temáticos, por exemplo, mas também pode apostar no sabor de uma comida mais simples e caseira. O importante é conhecer bem o seu público, suas necessidades e não esquecer da gestão do negócio, avaliando sempre quem são seus concorrentes, como estão as finanças da empresa e fazendo a gestão do estoque”, acrescentou a gerente.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba